Índia: Narendra Modi se aproxima de novo mandato com vitória de seu partido em eleições legislativas

O partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, derrotou solidamente a oposição nas eleições legislativas realizadas em três dos principais estados centrais do país, de acordo com os resultados anunciados no domingo (3), meses antes das eleições nacionais no país.

 

As vitórias em três dos cinco estados que votaram em novembro fortalecem o partido de direita BJP (Partido Bharatiya Janata) e Modi, ainda muito popular após 10 anos no poder e favorito para conquistar um terceiro mandato consecutivo no próximo ano.

O BJP arrancou o controle dos estados de Chhattisgarh e Rajasthan da oposição e manteve Madhya Pradesh.

Os resultados são vistos como um novo revés para Rahul Gandhi, de 53 anos, líder do Congresso Nacional Indiano, de centro-esquerda, o principal partido da oposição, que liderou uma campanha agressiva contra Modi.

O pai, a avó e o bisavô de Gandhi foram primeiros-ministros e dominaram o cenário político da Índia durante décadas. No entanto, o Partido do Congresso, perdeu as duas últimas eleições nacionais, em 2014 e 2019, em derrotas históricas para o BJP.

O Congresso, no entanto, venceu no estado de Telangana, no sul, contra um partido regional, enquanto os votos num pequeno estado do nordeste da Índia, Mizoram, serão contados na segunda-feira (4).

"A vitória de hoje é histórica", disse Narendra Modi no seu discurso de vitória na sede do BJP em Nova Deli, agradecendo "ao povo pelo seu apoio", graças à "nossa política de bom governo e desenvolvimento da Índia".

(Com informações da AFP)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora