Princesa Kate faz primeira aparição pública após anunciar tratamento contra câncer

Numa carruagem e na varanda do Palácio de Buckingham. A princesa Kate apareceu muito sorridente neste sábado (15), que marcou o seu regresso aos eventos públicos após seis meses de ausência devido ao tratamento contra um câncer, por ocasião do desfile de aniversário do rei Charles III.

Ausente de qualquer compromisso oficial desde o Natal para seguir a quimioterapia contra o câncer anunciado por ela própria em um vídeo no final de março, a esposa do príncipe William foi calorosamente aclamada pelo público, que compareceu em grande número para assistir ao desfile militar "Trooping the Colour" organizado todo mês de junho.

Vestida com um longo casaco branco e chapéu, Kate, de 42 anos, seguiu em uma carruagem com seus três filhos - George, 10, Charlotte, 9, e Louis, 6 - até o Desfile da Guarda Montada onde aconteceu a cerimônia, antes de seguir para o Palácio de Buckingham e aparecer na varanda com o restante da família real.

Muito sorridente, conversando com os filhos, William, ou mesmo com o rei Charles III, também tratando um câncer e que ficou ao seu lado, ela acompanhou o desfile aéreo, um pouco atrasado pela chuva, antes de cumprimentar a multidão.

"É incrível vê-la em um evento tão importante", disse à AFP Sarah Morley, uma turista australiana de 45 anos.

"Ela é muito natural, como Diana, é boa" para a monarquia, insiste sua mãe, Julie Smith, que nasceu na Inglaterra.

"Fiquei muito feliz ao ouvir a notícia ontem à noite", disse Angela Perry, uma professora de 50 anos de Reading, no oeste de Londres. "Ela é nossa futura rainha, ela é muito importante", disse.

"Dias bons e dias ruins"

Sexta-feira (14) à noite, a princesa anunciou numa mensagem publicada nas redes sociais - a sua primeira desde o anúncio da sua doença - que iria participar deste evento festivo devido ao "bom progresso" do seu tratamento.

Continua após a publicidade

"Como qualquer pessoa que faz quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins", escreveu Kate na mensagem, acompanhada de uma foto tirada esta semana em Windsor, especificando que seu tratamento deveria durar "mais alguns meses".

"Espero poder participar em alguns compromissos públicos neste verão, sabendo que ainda não estou fora de perigo", acrescentou ela, agradecendo ao público pelo apoio.

O rei de 75 anos, também em tratamento contra um câncer, participou da parada militar em homenagem ao seu aniversário, embora, na verdade, a data seja 14 de novembro.

Ele andou de carruagem, acompanhado pela rainha Camilla, antes de receber uma saudação da tropa.

No ano passado, ele liderou a procissão a cavalo, assim como seu filho, o príncipe William, sua irmã e irmão, a princesa Anne, e o príncipe Edward, que mantiveram a tradição este ano, vestidos com uniformes militares.

O soberano retomou os seus compromissos públicos no final de abril, depois de os seus médicos terem dito que estavam "suficientemente satisfeitos com os progressos alcançados".

Continua após a publicidade

Ele foi à França no início de junho com a rainha Camilla para as comemorações do 80º aniversário do desembarque na Normandia. E o casal real deverá receber o Imperador Naruhito do Japão e sua esposa, a Imperatriz Masako, para uma visita de Estado no final de junho.

A parada militar foi realizada sob forte vigilância policial, enquanto o movimento anti-monarquia República planejava uma manifestação.

Na madrugada de sábado, ativistas estiveram presentes ao longo da avenida onde foi realizada a parada, gritando o slogan "Not my King", brandindo bandeiras amarelas, a cor do movimento, enquanto outro grupo que se autodenomina "The Royalists" gritava "God save the King", com a bandeira britânica em mãos.

(Com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes