Ministra francesa do Esporte mergulha no rio Sena com atletas dias antes da prefeita de Paris

A ministra do Esporte e das Olimpíadas da França, Amélie Oudéa-Castéra, tomou banho no rio Sena neste sábado (13), duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos em Paris, segundo imagens divulgadas inicialmente pela rede BFMTV e outros jornais franceses. O mergulho da ministra acontece apenas alguns dias antes do mergulho programado pela prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo.

A ministra entrou no rio com roupa de mergulho no centro de Paris, perto da Ponte dos Inválidos, não muito longe de onde serão realizados os eventos olímpicos de triatlo e natação em águas abertas.

Ela foi acompanhada pelo novo porta-bandeira da equipe paraolímpica francesa, o paratriatleta Alexis Hanquinquant, de acordo com as imagens divulgadas pela própria rede social da ministra.

Portanto, ela está alguns dias à frente de Anne Hidalgo, com quem tem um relacionamento notoriamente ruim, e que planeja nadar no dia 17 de julho se a qualidade da água continuar boa. Os eventos de triatlo olímpico e natação em águas abertas serão realizados na altura da Ponte Alexandre III.

"Tecnicamente e artisticamente, é difícil descrever o gesto como um mergulho, estamos mais no registro de um deslizamento, o que, no final das contas, resume muito bem as coisas", disse um comentário irônico da Prefeitura de Paris na manhã de sábado.

"Em algumas horas, Amélie Oudéa-Castéra não será mais ministra. O importante é a celebração pública e o entusiasmo coletivo dos parisienses no fim de semana da chegada da chama olímpica", acrescentou a mesma fonte à AFP.

A chama olímpica percorrerá Paris pela primeira vez por dois dias, domingo (14) e segunda-feira (15).

Qualidade das águas do Sena

Após várias rodadas de resultados ruins devido ao clima muito úmido, as autoridades locais anunciaram na sexta-feira (12) que os resultados da análise da água eram bons, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos.

Continua após a publicidade

Leia tambémÁguas do Sena continuam próprias para banho, afirma prefeitura de Paris a duas semanas das Olimpíadas

No entanto, o fluxo do rio continua alto, ultrapassando 500 metros cúbicos/segundo na manhã de sábado, o que é problemático tanto para a cerimônia quanto para os eventos.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos, o governo, a prefeitura e a prefeitura regional estão monitorando de perto o clima muito úmido desde a primavera, o que forçou o adiamento dos ensaios para a cerimônia de abertura e uma sessão de treinamento para a equipe francesa de natação em águas abertas.

Um ensaio para a cerimônia de abertura foi remarcado para o dia 16 de julho, informou o Ministério do Esporte e dos Jogos Olímpicos aos jornalistas na sexta-feira, seguido por outros três ensaios nos dias 20, 22 e 24 de julho, ou seja, dois dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos.

(com informações da AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes