Campanha eleitoral chega às TVs
Este texto é parte da newsletter Pra Começar a Semana enviada para assinantes. Quer receber antes e diretamente no seu email? Inscreva-se.
********
Na sexta-feira, tem início o horário eleitoral obrigatório no rádio e na TV. Serão dois blocos de 10 minutos por dia, até o dia 3 de outubro.
Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) terá 60% do tempo. O restante será distribuído entre Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), candidatos de partido com o número mínimo de representantes exigidos por lei para a concessão do benefício.
No começo da semana, os olhos estão voltados para o Oriente Médio, onde Israel e Hezbollah ampliaram ataques mútuos entre sábado e domingo. Israel realizou ataques aéreos no sul do Líbano, e o Hezbollah afirmou ter lançado mais de 320 mísseis.
Em Brasília, continua a queda de braço entre os poderes. Após o STF determinar a suspensão das emendas impositivas até que o Congresso edite regras que garantam a transparência dos repasses, a Câmara colocou em pauta duas propostas de Emenda à Constituição que tentam restringir os poderes do Supremo.
A Comissão de Constituição e Justiça da Casa deve avaliar os projetos na terça.
Em Paris, começam na quarta os Jogos Paralímpicos, que vão até o dia 8 de setembro. A delegação brasileira terá 279 atletas.
Veja outros destaques da semana:
SEGUNDA, 26
O presidente Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto. O Brasil conquistou 20 medalhas em 11 modalidades, com três ouros, sete pratas e dez bronzes, e ficou na 20ª posição nos Jogos de Paris.
****************
TERÇA, 27
A CCJ da Câmara pode votar PECs das decisões individuais do STF e a que dá poder para os parlamentares suspenderem decisões do Supremo. Os deputados também podem colocar em pauta a discussão de projetos que criminalizam ministro do STF que "roubar" a competência do Legislativo ou Executivo.
Governo divulga os resultados do Censo da Educação Superior.
Decolagem de um foguete SpaceX. A Missão Polaris Dawn, financiada pelo magnata Jared Isaacman, irá realizar a primeira caminhada espacial privada da história.
O IBGE divulga IPCA-15, a prévia da inflação do mês de agosto.
****************
QUARTA, 28
Conselho de Ética da Câmara pode votar cassação do deputado Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco.
O plenário da Câmara pode concluir a votação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária.
Ministério do Trabalho divulga os dados sobre emprego do mês de julho.
Começam as Paralimpíadas de Paris. Os jogos ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro.
****************
QUINTA, 29
IBGE divulga o levantamento 'Estimativas da População para os Municípios e para as Unidades da Federação'.
Os Estados Unidos divulgam dados do PIB do 3º trimestre.
****************
SEXTA, 30
Começa no Brasil o horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão.
A Receita Federal deposita 4º lote de restituição do imposto de renda.
IBGE divulga taxa de desemprego do mês de julho.
****************
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.