Copenhague vai recompensar turistas ecologicamente corretos com atrações e comida de graça

O projeto experimental, chamado de CopenPay, começou a funcionar a partir desta segunda-feira (15) e vai até o dia 11 de agosto. A iniciativa é da Wonderful Copenhagen, uma organização oficial voltada para o desenvolvimento do turismo de negócios e de lazer na capital dinamarquesa.

Fernanda Melo Larsen, correspondente da RFI na Dinamarca

O CopenPay ou "tíquete verde" vai recompensar turistas que decidirem fazer iniciativas, como andar de bicicleta, participar de esforços de limpeza ou fazer voluntariado em fazendas urbanas na cidade. Isso inclui visitas guiadas gratuitas a museus, aluguel gratuito de caiaques e até um almoço vegetariano de graça feito com colheitas locais.

Para a empresa responsável pelo turismo na capital dinamarquesa existe uma necessidade de mudar a mentalidade dos turistas que visitam Copenhague todos os anos. Os dados mostram uma grande disposição, já que 82% dizem querer agir de forma sustentável, mas apenas 22% mudaram seu comportamento. Segundo o CEO da Wonderful Copenhagen, Mikkel Aarø-Hansen, é uma tarefa central para tornar as viagens sustentáveis.

"Nós só teremos sucesso se conseguirmos preencher a grande lacuna entre o desejo dos visitantes de agir de forma sustentável e o comportamento real dos turistas. Pode parecer simples, mas não é. Queremos que os visitantes façam escolhas conscientes e 'verdes' e, com sorte, acabem tendo experiências ainda melhores durante sua visita", disse diz Mikkel Aarø-Hansen, em um comunicado à imprensa.

20 atrações gratuitas

Neste verão, 20 atrações vão fazer parte do Copenpay, como, por exemplo, os visitantes que chegarem à Galeria Nacional da Dinamarca com resíduos plásticos vão ser convidados para um workshop de como transformar o lixo em uma obra de arte.

Outro exemplo de "recompensa verde": o turista que pegar transporte público ou andar de bicicleta até a icônica usina de aquecimento de Copenhague poderá ter a experiência de esquiar na encosta do telhado do edifício.

Neste verão, todos os visitantes que chegarem à capital dinamarquesa, vão ser convidados a participar deste projeto-piloto. Para a prefeita de Copenhague, Sophie Hæstorp Andersen, o tíquete verde está alinhado com ambição da cidade em promover ações sustentáveis.

Continua após a publicidade

"Eu estou entusiasmada em ver uma iniciativa como o CopenPay, que combina nossa rica vida cultural com um forte compromisso com a sustentabilidade. Ao converter ações verdes em moeda para experiências culturais, os turistas têm uma oportunidade única de explorar Copenhague de uma forma que beneficia tanto o meio ambiente quanto a comunidade local", afirma Sophie Hæstorp Andersen.

Turismo anual aquecido

De acordo com o Instituto de Estatísticas da Dinamarca e da organização Wonderful Copenhagen, a cidade é extremamente atrativa e recebe em média nove milhões de turistas por ano.

Com isso, cresce também a preocupação de melhorar a forma de se fazer turismo e evitar que o destino se torne um fardo como vem acontecendo com outras cidades muito visitadas da Europa.

"Nosso sucesso depende das escolhas das pessoas e dos destinos. Nos esforçamos para inspirar comportamentos sustentáveis ??e a valorização cultural no mundo", disse o CEO da Wonderful Copenhagen Mikkel Aarø-Hansen.

Deixe seu comentário

Só para assinantes