Topo

PSL nega filiação a Bolsonaro por "incompatibilidade" de ideias

27.set.2017 - Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
27.set.2017 - Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

21/12/2017 16h34

O PSL-Livres negou, nesta quinta-feira (21), a filiação do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ao partido. Por meio de nota, a legenda alegou que há incompatibilidade de ideias entre a sigla e o parlamentar para justificar o motivo da não filiação.

Em entrevista ao site "Crítica Nacional", de conteúdo conservador e de direita, Bolsonaro disse, na quarta-feira (20), que poderia se candidatar à Presidência da República em 2018 pelo PSL.

"Nós procuramos o PSL, foi uma conversa excepcional. Pelo que tudo indica, nós podemos ir para o PSL, que mudaria de nome, que mudaria o estatuto, e mais importante: eu teria 100% de chance de disputar no ano que vem como candidato a presidente da República", afirmou Bolsonaro ao site.

No comunicado publicado nas redes sociais, o PSL-Livres admitiu que Bolsonaro se reuniu com o presidente da legenda, Luciano Bivar, mas classificou o deputado como um representante do "autoritarismo" e da "intolerância" tanto na economia quanto nos costumes. "Não procedem, de forma alguma, as notícias de que o deputado federal Jair Bolsonaro possa se filiar ao PSL".

Até agora, o deputado vinha negociando filiação com o PEN/Patriota, mas não há decisão.

Veja a íntegra da nota do PSL:

Nota de esclarecimento.

PSL-Livres descarta filiação de Bolsonaro.

1. Não procedem, de forma alguma, as notícias de que o deputado federal Jair Bolsonaro possa se filiar ao PSL.

2. Após solicitação feita por Bolsonaro, o presidente nacional do PSL e também deputado federal, Luciano Bivar, recebeu-o em reunião.

3. Em função das evidentes e conhecidas divergências de pensamento, o projeto político de Jair Bolsonaro é absolutamente incompatível com os ideais do Livres e o profundo processo de renovação política com o qual o PSL está inteiramente comprometido.

4. Bolsonaro representa o autoritarismo e a intolerância tanto na economia quanto nos costumes, sendo a antítese completa das nossas ideias.