Ao VivoAvião de companhia alemã cai nos Alpes franceses

  • 4U9525 76284

Encerramento da cobertura

Estamos encerrando a cobertura de hoje. Obrigado por acompanhar.

Germanwings cancela voos de Düsseldorf em respeito a funcionários

A Germanwings teve que cancelar sete voos de Dusseldorf porque membros de tripulações acharam que eram impróprios para voar após a notícia do acidente.O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, disse nesta terça-feira (24) à noite que entendia os sentimentos dos membros da tripulação. "Não se deve esquecer: muitas das nossas tripulações conheciam os membros da tripulação que estavam a bordo do avião que caiu", disse."Agora é mais importante garantir a assistência psicológica necessária. E vamos voltar a uma operação de voo completo o mais rápido possível. Mas, para mim, isso é bastante secundário agora", acrescentou. Leia Mais

Dilma lamenta queda de avião da Germanwings

A presidente Dilma Rousseff lamentou a queda do avião da Germanwings nesta terça-feira (24). Leia a nota na íntegra:"Com muita tristeza, recebi a notícia da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, ocorrida hoje, que resultou na morte de 152 pessoas. Lamento imensamente essa tragédia que abala a Europa e todo o mundo. Em nome do governo brasileiro, apresento meus sentimentos e meus votos de luto aos familiares, amigos e concidadãos das vítimas".

Diretor de Proteção dos Mexicanos confirma dois no acidente aéreo

Depois de contatar as autoridades espanholas e francesas, o Ministério das Relações Exteriores do México concluiu que existe a possibilidade de que até três cidadãos daquele país estivessem no voo. Reyna Torres, diretor de Proteção dos Mexicanos no Exterior, confirmou a presença de dois entre as vítimas, mas nas últimas horas surgiu a informação de que um terceiro mexicano poderia estar no acidente, segundo o site Excelsior.

Recém-casados marroquinos estariam em voo 4U9525

Um casal de marroquinos foi confirmado entre as vítimas do voo 4U9525 por fontes consulares à Agência Marroquina de Notícias (AMN). Tehrioui Mohamed, 24, e Asmae Ouahoud o Allawi, 23, haviam acabado de celebrar seu casamento em Barcelona. As mesmas fontes não deram detalhes sobre o motivo da viagem do casal marroquino a Düsseldorf.

Casal de argentinos está entre as vítimas do voo 4U9525

Um casal de argentinos está entre as vítimas do voo 4U9525, segundo o secretário da embaixada argentina na França, informa o jornal Clarín. Sebastian Lujan Greco e Gabriela Maumus estariam a bordo da aeronave, disse o secretário, Santiago Rafael Martino.

Promotor diz que avião bateu em montanha a uma altitude de 1.500 metros

O jornal inglês Guardian relata que Brice Robin, o promotor público em Marselha (França) encarregado do inquérito criminal, disse que o avião bateu na montanha a uma altitude de 1.500 metros. "É muito cedo para determinar a causa do acidente", destacou Robin. "Os pesquisadores que trabalham com os policiais estão entrevistando testemunhas para ter uma ideia mais precisa sobre o que aconteceu. A caixa preta foi levada por aeronave para Paris esta noite para ser examinada amanhã de manhã."

Colômbia confirma dois cidadãos do país em acidente nos Alpes

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia confirmou, através de comunicado à imprensa local, que dois cidadãos do país estão entre as vítimas do acidente aéreo nos Alpes franceses.De acordo com o jornal El Tiempo, uma das vítimas é a economista María del Pilar Tejada, 33. Seu namorado, o colombiano Carlos Andrés Suárez, em diálogo com a 'Caracol Radio', disse que depois de visitar Barcelona ela pegou o voo com destino a Düsseldorf, na Alemanha, onde realizava um doutorado.O outro colombiano a bordo do Airbus A320 era o arquiteto Luis Eduardo Medrano Aragão, 36 anos, natural da cidade de Popayan. Ele trabalhava na África e fazia turismo na pela Europa, a Fundação Universitária de Popayán, onde cursava pós-graduação.

Ministério do Interior da França detalha recursos para acessar região de desastre

O Ministério do Interior da França detalhou nesta terça-feira (24) que mobilizou, em grandes quantidades, meios humanos e materiais para fazer frente à catástrofe em Trois Evêches, no departamento de Haute-Provence, nos Alpes. Cinco helicópteros da Gendarmaria Nacional (polícia), outros sete do Ministério da Defesa e três do departamento de Defesa Civil, assim como um avião C135FR, foram mobilizados para que as equipes consigam acessar a região, onde não é possível chegar por terra.

Resgate dos corpos do voo 4U9525 deve levar dias

O trabalho de regaste deve durar alguns dias, devido às condições climáticas, afirmou o governador de Alpes-de-Haute-Provence, Gilbert Sauvan, informa a Deutsche Welle Brasil. Ele disse que o solo congelado dificulta a operação, que foi suspensa com a chegada da noite. A identificação dos corpos vai começar nesta quarta-feira (25). "Não há restos maiores do que o tamanho de um carro pequeno", disse Sauvan, sobre o estado do avião. Ele afirmou, ainda, que há pedaços humanos espalhados por várias centenas de metros.  Leia Mais

Governo francês mobiliza centenas para investigação do acidente

De acordo com o jornal francês Le Figaro, há 380 bombeiros mobilizados na área onde ocorreu o acidente com o voo 4U9525, além de 380 bombeiros, 300 integrantes da Gendarmaria, 15 helicópteros e dois aviões militares.

Espanhola e filho estariam entre vítimas, afirma prefeito

O prefeito da cidade de Jaca - nos Pirineus -, na Espanha, afirmou que uma moradora da localidade morreu com bebê no acidente aéreo. Segundo Victor Barrio, Marina Bandres havia ido ao funeral de um tio em Jaca e foi levada pelo pai ao aeroporto de Barcelona. Bandres vivia na Inglaterra. Barrio não soube informar se o marido dela também estava no voo. Segundo o jornal inglês Daily Mail, ele seria polonês e estava no avião.

Ministro belga confirma uma vítima do país no voo 4U9525

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders, há pelo menos uma vítima do país no voo 4U9525. O belga identificado seria Christian Driessens, 59. Ele vivia em Barcelona e teria ido para Düsseldorf a negócios.

Ministério das Relações Exteriores nega que 39 turcos estavam no voo 4U9525

De acordo com o jornal turco Hurriyet Daily News, o Ministério das Relações Exteriores divulgou que um cidadão alemão de descendência turca estava no voo 4U9525. Na nota, o ministério também negou a informação de um veículo da Catalunha (Espanha) que publicou que 39 turcos estariam no avião.

Governo alemão ainda não tem a informação precisa de quantos cidadãos do país morreram

O governo alemão ainda não tem a informação precisa de quantos cidadãos do país morreram no acidente aéreo. De acordo com a Germanwings, haviam 150 passageiros a bordo - acredita-se que 67 alemães estavam na aeronave. "Vamos levar tempo para identificar as vítimas em razão da distância do local", declararam as autoridades.

Dois australianos estão entre as vítimas do voo 4U9525

Dois australianos estão entre as vítimas do voo 4U9525, disse a ministra de Relações Exteriores daquele país, Julie Bishop. Ela declarou a repórteres nesta quarta-feira (25, no horário da Austrália) que se tratam de uma mulher e seu filho que residiam em Victoria - Estado do sudeste australiano.

Germanwings divulgará lista de nacionalidade de passageiros

De acordo com a Deutsche Welle Brasil, a Germanwings vai divulgar a lista da nacionalidade dos passageiros nesta noite (horário europeu). Leia Mais

Germanwings cancela 30 voos na Europa

Após o acidente com o voo 4U9525, a Germanwings cancelou 30 voos na Europa devido a recusa de parte da tripulação em voar. A Lufthansa, segundo a Agência de Notícias Ansa, disse apenas que a tripulação estava incompleta.

Após acidente, flores são colocadas em frente à embaixada da Alemanha em Moscou

Flores são colocadas em frente à embaixada da Alemanha, em Moscou (Rússia), em homenagem às vítimas da queda do avião da Germanwings

Após acidente, flores são colocadas em frente à embaixada da Alemanha em Moscou - Vyacheslav Prokofyev/Zumapress/Xinhua

Buscas por destroços de avião foram interrompidas

As buscas e o resgate dos destroços do avião foram interrompidos e serão retomadas ao amanhecer, segundo informações da BBC. Mais cedo helicópteros haviam deixado de sobrevoar a área após as condições climáticas piorarem na região, considerada de difícil acesso. Leia Mais

França concederá alojamento e psicólogos às famílias das vítimas de acidente

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, anunciou disse que o governo irá mobilizar todos os meios necessários para garantir o alojamento das famílias das vítimas do avião da companhia aérea alemã Germanwings. Cazeneuve afirmou que colocará uma equipe de atendimento psicológico à disposição das famílias. Leia Mais

Identificação dos corpos deve começar nesta quarta (25)

A identificação dos corpos dos mortos no acidente com o Airbus A320 da Germanwings que fazia o voo 4U9525 deverá começar na quarta-feira (25), informaram as autoridades francesas.

Autoridades alemãs chegam à França para acompanhar investigação sobre queda de avião

Os ministros das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier (à esq.), e dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt (à dir.), chegam ao aeroporto de Marselha, na França, de onde seguirão para o lugar onde o Airbus A320 da Germanwings, que fazia o voo 4U9525, caiu. Segundo autoridades francesas, não há sobreviventes. 

Autoridades alemãs chegam à França para acompanhar investigação sobre queda de avião - Boris Horvat/AFP

Governo da Espanha decreta três dias de luto devido a acidente

A Espanha decretou decretou luto oficial de três dias a partir da meia-noite desta terça-feira (24), afirmou a vice-presidente de governo do país, Soraya Sáenz de Santamaría, durante uma coletiva de imprensa. Os órgãos públicos espanhóis também farão um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente ao meio-dia desta quarta (25). A maioria dos 146 passageiros que viajavam no Airbus A320 que caiu nesta terça-feira (24) nos Alpes franceses é de alemães que retornavam para suas casas, vindos de Barcelona e Palma de Mallorca, segundo informaram funcionários de Swissport, a companhia que presta serviços em terra para a Germanwings. De acordo com a Germanwings, ao menos 67 alemães estariam no voo. Já o governo da Espanha informou que 45 espanhóis estavam a bordo.

EUA tentam determinar se havia norte-americanos em avião que caiu

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o governo norte-americano está trabalhando para determinar quantos cidadãos do país podem estar entre as vítimas do voo que caiu na França, informou a CNN. Leia Mais

Avião havia passado por manutenção de rotina um dia antes do acidente

A Germanwings informou que o Airbus A320 havia passado por uma manutenção de rotina um dia antes do acidente. Segundo a empresa, o piloto voava pela empresa havia dez anos. O voo 4U9525 ia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. A maioria das vítimas -- pelo menos 67 -- é alemã. Há vítimas turcas e espanholas também.

Veja imagens do local do acidente

O jornal francês "Le Figaro" divulgou um vídeo dos destroços do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses com 152 pessoas a bordo. As imagens foram gravadas de um helicóptero.

Barítono pode estar entre os mortos em acidente

A casa de ópera Deutsche Oper am Rhein, em Dusseldorf, que o barítono casaque Oleg Bryjak estava entre os 152 passageiros do avião que caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24). Segundo a agência "Associated Press", ele vinha de Barcelona, onde tinha se apresentado na peça "Siegfried", de Richard Wagner, no Gran Teatre del Liceu. O diretor Christoph Meyer disse ter perdido "uma grande voz" e um "ótimo cantor". "Estamos chocados." Ainda não há uma lista oficial das vítimas do acidente.

Barítono pode estar entre os mortos em acidente - Divulgação

Lufthansa diz trabalhar com a hipótese de acidente

Em entrevista coletiva, Heike Birlenbach, uma das vice-presidentes da empresa Lufthansa, dona da Germanwings, disse que "pelo momento trabalha com a hipótese de acidente". A companhia expressou condolências pelas vítimas e disse que vai dar apoio a todas as vítimas, não importando suas nacionalidades. Leia Mais

Casa Branca diz não ver indícios de terrorismo

O governo dos Estados Unidos declarou que não há nenhuma indicação de que o acidente envolvendo um avião da Germanwings tenha sido um ato terrorista. "Não há indicação de alguma ligação com terrorismo até agora", disse à Fox News Bernadette Meehan, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, subordinado ao presidente Barack Obama. Leia Mais

Airbus vai enviar equipe de analistas ao local da queda

Fabricante do avião A320 que caiu nesta terça-feira (24) nos Alpes franceses, a Airbus anunciou ter enviado uma equipe de analistas para o local da tragédia, com o objetivo de colaborar nas investigações. Leia Mais

Jornal francês divulga imagem de pequenos supostos destroços

O jornal francês "La Provence" divulgou o que seriam imagens de destroços no local em que caiu o avião A320 da empresa alemã Germanwings.

Jornal francês divulga imagem de pequenos supostos destroços - Reprodução/Twitter

Acidente da Germanwings é o pior na França desde 1981

A queda de um avião da companhia alemã Germanwings, com ao menos 150 pessoas a bordo, nos Alpes franceses, foi o pior acidente aéreo ocorrido em território francês em mais de três décadas. No dia 1º de dezembro de 1981, um avião DC-9 da companhia iugoslava Inex-Adria caiu em San-Pietro, perto da capital da ilha mediterrânea da Córsega, Ajaccio, e causou 180 mortes. Leia Mais

Presidente da Espanha cancela visita no País Basco e viaja a local de acidente

O presidente da Espanha, Mariano Rajoy, visitará amanhã o lugar nos Alpes franceses onde caiu o avião da companhia Germanwings com 150 pessoas a bordo. Rajoy suspendeu parte de sua agenda prevista na cidade de Vitoria, no País Basco, após tomar conhecimento do acidente aéreo, e retornou a Madri. Ainda não se sabe ao certo o número de espanhóis presentes no voo.

Autoridades francesas divulgaram as primeiras fotos do acidente

Leia Mais

Autoridades francesas divulgaram as primeiras fotos do acidente - AFP

Espanhol antecipa viagem e escapa de acidente aéreo

O espanhol David Cabanes havia planejado estar em Dusseldorf (Alemanha) nesta terça-feira (24) para uma reunião de negócios. Mas, como a reunião foi adiantada em um dia, ele acabou antecipando seu voo para segunda-feira. Assim, escapou do acidente aéreo que matou ao menos 150 pessoas nos Alpes franceses. "Só então percebi como tive sorte", disse, lamentando pelas vítimas. Leia Mais

Caixa-preta de avião da Germanwings é recuperada

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve , disse que a caixa-preta do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24) foi encontrada e recuperada.  Leia Mais

Voo tinha 16 adolescentes alemães voltando de intercâmbio

Um grupo de 16 estudantes e 2 professores que voltavam de uma viagem de intercâmbio estavam a bordo do avião da Germanwings que caiu nesta terça-feira (24) no sul da França, afirmou o jornal alemão "Bild". Segundo a revista "Spiegel", eles eram da escola secundária Joseph-König-Gymnasium, da cidade de Haltern. Leia Mais

Veja trajetória de voo até o momento do acidente

A partir de imagens de satélite, o site FlightRadar 24 reproduziu a trajetória do voo 4U9525 da Germanwings até o momento do acidente.

Impacto violento deixa poucas esperanças de sobreviventes, diz ministro

Em coletiva de imprensa, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que não espera que sobreviventes sejam encontrados. "A violência do choque deixa poucas esperanças". Cerca de 500 bombeiros e outros membros das equipes de resgate já estão no local onde o avião caiu. Próxima ao município de Prads-Haute-Bléone, a área é considerada de difícil acesso. A polícia francesa busca, em especial, as caixas-pretas da aeronave. Segundo o governo francês, ainda não há informações sobre a causa do acidente.

Alemanha, Espanha e França farão apuração conjunta das causas do acidente

A chancer alemã, Angela Merkel, anunciou na manhã desta terça-feira (24/03) que Espanha, Alemanha e o governo francês vão investigar conjuntamente a queda da aeronave. "Conversei nas últimas horas com o presidente francês, François Hollande, e com o chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy. Acertamos que nossos países irão ajudar de todas das formas possíveis para descobrir as causas dessa catástrofe e para ajudar as equipes no local da queda", afirmou a chanceler. Leia Mais

Mais de 500 pessoas participam de resgate; polícia busca caixas-pretas

Cerca de 500 bombeiros e outros membros das equipes de resgate já estão no local onde o avião caiu. Próxima ao município de Prads-Haute-Bléone, a área é considerada de difícil acesso. A polícia francesa busca, em especial, as caixas-pretas da aeronave. Segundo o governo francês, ainda não há informações sobre a causa do acidente.

"Não há nada além de destroços e corpos", diz parlamentar em local de acidente

O premiê francês, Manuel Valls, afirmou ao sobrevoar o local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses que "não sobrou nada além de destroços e corpos". Autoridades do país acreditam que todos os 152 ocupantes do voo estejam mortos. "São cenas chocantes nessas montanhas", disse o premiê. Leia Mais

Maioria dos passageiros de voo que caiu era de nacionalidade espanhola ou alemã

A maioria dos 144 passageiros que viajavam no Airbus A320 que caiu nesta terça-feira (24) nos Alpes franceses é de alemães que retornavam para suas casas, vindos de Barcelona e Palma de Mallorca, segundo informaram funcionários de Swissport, a companhia que presta serviços em terra para a Germanwings. De acordo com a Germanwings, ao menos 67 alemães estariam no voo. Já o governo da Espanha informou que 45 espanhóis estavam a bordo. Leia Mais

Recuperação de corpos de acidente aéreo vai levar dias, diz polícia francesa

Segundo a polícia francesa, não há sobreviventes na queda do avião da Germanwings no sul da França nesta terça-feira (24) e, provavelmente, serão necessários alguns dias para recuperar os corpos das pessoas a bordo. As equipes de resgate já estão na região dos destroços. Próxima ao município de Prads-Haute-Bléone, a área é considerada de difícil acesso. "Vai levar dias para recuperar as vítimas, e então os destroços", disse o oficial de polícia Jean-Paul Bloy à Reuters. A polícia acrescentou que ainda não há informações sobre a causa do acidente.  Leia Mais

Aeronave caiu 4 mil metros em 8 minutos

O avião da Germanwings perdeu cerca de 4.200 metros de altitude em oito minutos, caindo vertiginosamente de 38 mil pés para 24 mil pés, afirmou o diretor-executivo da empresa, Thomas Winkelmann. Ainda segundo a empresa, o avião estava a cerca de 2.000 metros de altitude quando o contato com controladores aéreos foi perdido. Leia Mais

Helicópteros de resgate localizam destroços do avião da Germanwings

Helicópteros de resgate localizaram destroços da fuselagem e alguns corpos no local da queda do avião da Germanwings, no departamento de Alpes-de-Haute-Provence, informou o secretário de transportes da França, Alain Vidalies. Os destroços foram encontrados a 2,7 mil metros de altura no maciço de Trois-Evechés, segundo informações da BFM TV. Os pedaços do avião estariam espalhados em um raio de dois quilômetros, de acordo com fontes locais. Leia Mais

Helicópteros de resgate localizam destroços do avião da Germanwings - Anne-Christine Poujoulat/AFP

Piloto do voo 4U9525 chegou a enviar pedido de socorro

Um avião da companhia alemã Germanwings caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24). O Airbus A320 levava 144 passageiros e 6 tripulantes e ia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. A direção geral da Aviação Civil francesa disse que o piloto do voo 4U9525 chegou a enviar um pedido de socorro aos serviço de controle aéreo por volta das 10h45 locais (6h45 em Brasília), cerca de 45 minutos após a decolagem. "Emergência, emergência!", disse a mensagem. Destroços foram encontrados na localidade Meolans-Revel, um vilarejo remoto, no sul da França. Segundo o governo francês, não há sobreviventes. Leia Mais

Últimas notícias

Veja imagens

Álbuns

UOL Cursos Online

Todos os cursos