Topo

Aprender fazendo

Richard Branson

13/01/2014 00h01

Pergunta: Sou estudante do segundo grau em Sydney. Eu vendo anéis e outros itens colecionáveis no eBay há mais de um ano. Descobri que adoro fazer negócios e gostaria de continuar com isso no futuro – e ter minha própria empresa.

Gostaria de expandir meu negócio para vender roupas e outros itens, mas uma grande quantidade de trabalhos escolares e falta de dinheiro estão me impedindo. O que você acha que eu devo fazer?

Felix Yim, Australia

Resposta: Felix, admiro de verdade seus instintos empreendedores e ambição para expandir seu negócio. Administrar essa empresa permitirá que você aprenda muito sobre empreendedorismo e com pouco risco financeiro.

Você fez ótimas escolhas até agora. Seu negócio não envolve plantar ou produzir um produto, e o único escritório que você precisa é provável que seja seu quarto em casa. Através do eBay você pode distribuir seus produtos para mercados distantes e amplos, atingindo consumidores instantaneamente e sem um orçamento de marketing. Essas são vantagens tremendas para qualquer empresa e especialmente para uma pessoa jovem sem muito acesso a fundos.

Dado o fato de que você está considerando expandir, parece que seu negócio está indo bem, o que me leva à sua questão sobre os trabalhos escolares: eu saí da escola aos 16 anos para editar a revista Student, porque senti que não podia fazer bem as duas coisas. Além disso, minha dislexia tornava a escola muito frustrante e eu queria me concentrar em algo que eu pudesse fazer bem. Por outro lado, muitas pessoas que se tornam empreendedores de sucesso concluem o segundo grau e se formam na universidade.

Quando você e sua família estiverem discutindo suas opções, lembre-se de que aprender o bê-a-bá de tocar um negócio vai ajudá-lo durante toda sua carreira. Eu tinha mais ou menos sua idade quando inaugurei três empreendimentos com um amigo: plantar e vender árvores de Natal e depois criar e vender periquitos. Ambos fracassaram: nós não conseguimos perceber que precisávamos proteger nossas árvores dos coelhos, que devoraram nossa pequena floresta, e cuidar de um grande número de pássaros se mostrou muito mais difícil e barulhento do que esperávamos. Isso me ensinou a avaliar os riscos associados a um negócio e me certificar de ter todos os recursos e mão de obra para manter um empreendimento funcionando – lições que apliquei durante toda minha carreira.

Independentemente de como você decidir equilibrar seus trabalhos escolares e seu negócio, eis aqui alguns passos básicos que você pode seguir para impulsionar seu empreendimento:

1. O ABC de levantar capital

Você indicou que precisa de dinheiro para adquirir mais produtos para vender. Pode ser muito difícil para pessoas jovens terem acesso a empréstimos, mas por outro lado, é pouco provável que você precise pagar por gastos de moradia neste momento, então qualquer dinheiro que você conseguir pode render bastante.

Quando eu estava começando, levantei o dinheiro que precisávamos para mudas e pássaros fazendo coisas como entregar jornais, lavar carros e cortar grama. Você pode ganhar o dinheiro para comprar seu estoque? Se esta for uma boa opção, tente perguntar para seus pais, vizinhos ou donos de lojas da vizinhança se eles estão precisando de ajuda.

2. Tudo está no nome

Você criou um bom nome para sua loja no eBay? Um nome interessante pode ajudar as pessoas a lembrar quem você é e o que você vende e tornar mais fácil achá-lo nos mecanismos de busca. Então coloque este nome em cada recibo e item de marketing – faça os consumidores lembrarem do nome a cada oportunidade.

3. Cace o tesouro

Uma das melhores formas de fazer com que os clientes voltem é vender produtos únicos que eles não serão capazes de encontrar em nenhum outro lugar. Na Virgin Records, orgulhamo-nos de oferecer discos difíceis de encontrar a nossos consumidores – nós guardamos discos ao vivo de shows e muitos importados. Na sua linha de negócios, você pode procurar colecionáveis em mercados de pulgas, vendas de garagem e bazares beneficentes.

4. Destaque-se na multidão

Seria bom para seu negócio se você pudesse encontrar uma forma de fazer com que sua loja se destaque entre as demais, especialmente num site tão popular como o eBay. Fornecer um ótimo serviço é um bom começo, mas seus clientes podem precisar saber mais sobre sua capacidade de encontrar e selecionar colecionáveis. Nós sempre buscamos eventos ou matérias para tornar nosso negócio conhecido. Há algo que você possa fazer para chegar às notícias da comunidade de colecionadores?

5. Mantenha contato

Uma vez que você tem clientes, certifique-se de que eles continuarão voltando. Envie notícias sobre novos produtos, ofertas especiais e outras novidades nas áreas de interesse deles. Se você cuidar dos seus clientes, é mais provável que eles comprem de você novamente e recomendem sua empresa para os amigos – e uma recomendação é bem mais valiosa e tem um custo benefício maior do que um anúncio.

Boa sorte! Não importa em que área você entre, lembre-se da base para o sucesso: continue gostando daquilo que faz e fazendo aquilo de que gosta.