Topo

Como encontrar um guia experiente para sua nova empresa

Richard Branson

25/02/2015 00h03

P: Eu li muitos artigos, livros e muita informação online sobre se tornar um empreendedor bem-sucedido e um multimilionário que se fez sozinho. Resumindo, há alguns pontos em comum. Um deles é a importância de conseguir um mentor. Apesar de todo mundo dizer que você deve ter um mentor, ninguém lhe fornece detalhes sobre como conseguir isso. Que recursos devo usar para encontrar um?

–Erick Lanza

R:Pense em um mentor como um guia de sua nova empresa: você precisa escalar a montanha empresarial por conta própria, mas seu mentor pode ajudar a assegurar que você não caia de um penhasco ou se perca.

É excelente que você esteja iniciando sua carreira procurando por alguém que possa ajudar a guiá-lo ao longo de sua jornada. Na Virgin, nós acreditamos tanto em mentores que lançamos um programa chamado Virgin StartUp no Reino Unido, no qual concedemos empréstimos de até 25 mil libras para novos empreendedores. Mas não simplesmente emprestamos o dinheiro e corremos. Nós unimos cada tomador de empréstimo a seu próprio mentor ou mentora, que se compromete a um mínimo de 15 horas de conversa individual no primeiro ano. Nós realmente nos orgulhamos desse sistema –nós reconhecemos quão valiosas as lições de pares podem ser.

Mas quando você ainda não conhece muitas pessoas no setor onde pretende atuar ou na comunidade empresarial local, descobrir como fazer os contatos pode ser intimidante. Aqui estão alguns poucos recursos diferentes que você pode usar para ajudá-lo a começar.

1. Converse com líderes empresariais locais que você admira

Quando estávamos iniciando nossas primeiras empresas Virgin, nós simplesmente encontrávamos alguém que já dirigia uma empresa no setor em que pretendíamos entrar e perguntávamos se ele estava disposto a nos conceder algum tempo para nos aconselhar. Foi realmente assim simples.

Obviamente, você não escolhe alguém que vê como concorrente direto, mas pode tentar abordar alguém que dirige um negócio semelhante em outro local.

Não seja tímido –as pessoas geralmente se sentem lisonjeadas diante de um pedido de conselho. Como elas já estiveram no seu lugar, elas mesmas provavelmente já tiveram que procurar um mentor em algum momento. Se você tem espírito empreendedor, é educado e demonstra entusiasmo, você provavelmente ficará surpreso em quão alegremente elas buscarão ajudar!

2. Contate a comunidade de apoio aos empreendedores

Você já iniciou a próxima rota: é inteligente que você esteja lendo parte das toneladas de livros, artigos e outras informações disponíveis sobre abertura de uma empresa.

Uma das melhores coisas sobre abrir um negócio agora é que toda uma comunidade de apoio está prontamente disponível online para os empreendedores. O YouTube oferece alguns vídeos de conselhos fantásticos, e Y Combinator tem uma série excelente de aulas disponíveis. As várias palestras Ted e Tedx também são um recurso incrível –e devo mencionar nossos próprios vídeos de conselho Mentor Mondays em virgin.com!

Os fóruns para empreendedores podem ser especialmente úteis. Para ser honesto, não importa se você está falando com alguém que sobreviveu à corrida das novas empresas ou alguém cuja empresa está quebrando –aprender com os erros dos outros pode ser ainda mais valioso do que aprender com alguém que ainda não errou.

Logo, continue navegando, comente nos fóruns de novas empresas e artigos, e faça uso de crowdsourcing quando tiver perguntas. Se você começar a conversar e a interagir com outros empreendedores, você fará contatos e amigos, que poderão futuramente levá-lo ao mentor perfeito.

3. Vá a eventos do setor

Há eventos de novas empresas ocorrendo em virtualmente todas as cidades do mundo. Cheque em Eventbrite ou MeetUp e busque por "startup" ou "entrepreneurship", e aparecerá uma lista interminável de eventos aos quais poderá comparecer. Essa é uma grande forma de aprender sobre seu setor ou sobre empreendedorismo com especialistas, além de poder fazer contatos com as pessoas que conhecer.

Não hesite em pedir conselhos aos oradores que parecem inspiradores ou com conhecimento –você poderá encontrar seu mentor.

Pode ser difícil se motivar a sair por aí e começar a conhecer pessoas, especialmente quando você ainda não sabe muito sobre seu setor, mas siga em frente. Tudo isso faz parte do trabalho e da aventura.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para Richard.Branson@nytimes.come inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)

Tradutor: George El Khouri Andolfato