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Uma vida de ideias

Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic - Stan Honda/AFP
Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic Imagem: Stan Honda/AFP

03/06/2015 00h01

P.: Eu tenho experiência em catering -–no momento, sou garçom no café do meu pai. Quando tento ter ideias para novos negócios, eu fico confuso sobre que rumo tomar. Devo me concentrar naquilo em que tenho experiência? Ou devo procurar em outros lugares, tipo navegando pela internet? Ou ter ideias para negócios é uma coisa natural?


-Ferat Arikan

R.: Se eu fosse projetar o ambiente ideal para um empreendedor iniciante gerar grandes ideias, eu criaria um lugar onde você entraria em contato diariamente com todo tipo de pessoas de vários setores e classes sociais. Isso lhe permitiria algum tempo para sonhar e ponderar sobre o futuro. As pessoas que se importam com você estariam próximas, para que você pudesse trocar ideias com elas.

Na verdade, servir mesas em um café de propriedade familiar soa como um ambiente perfeito para você sonhar seu novo empreendimento!

Isso porque as ideias para os melhores negócios tendem a vir da experiência pessoal. Há muitas grandes ideias que surgiram por outros meios –-você pode se beneficiar lendo mais a respeito delas quando estiver navegando online. Assim que você estiver pronto para iniciar seu negócio, você também pode usar os fóruns online como recurso para o desenvolvimento e ajuste de seus planos. Mas quando estiver gerando ideias para um negócio, a experiência própria é essencial.

Aqui estão cinco razões para isso:

1. Sua conexão pessoal equivale a compromisso

Quando você decide criar um negócio por causa de sua própria experiência no setor, isso provavelmente significa que a ideia nasceu de sua frustração com um produto ou serviço com desempenho abaixo do esperado. Um conexão próxima com o problema manterá você focado em encontrar uma solução.

A paixão é vital para um empreendedor, porque mantém o fundador motivado durante os tempos difíceis, que são inevitáveis. Se você começar um negócio baseado em uma ideia que teve enquanto navegava pela internet, é menos provável que você permanecerá comprometido com ela, já que haverá pouca paixão ou uma missão mais profunda por trás de sua escolha.

2. Construir um negócio é como andar em uma montanha-russa

Após o lançamento de sua empresa, haverá momentos fantásticos nos quais você decolará e se sentirá intocável, e outros onde mergulhará no caos e tudo o que poderá fazer é tentar se segurar.

A familiaridade com o setor em que estiver entrando poderá significar menos caos e mais diversão. Qualquer pessoa pode ter uma ideia; a parte delicada (e extremamente difícil) é manter a calma enquanto estiver transformando essas ideias em realidade –-especialmente a solução dos problemas à medida que forem surgindo. A experiência com o setor do ponto de vista do cliente lhe dará uma vantagem.

3. Você terá uma vantagem competitiva

Quando iniciamos a Virgin Hotels, eu sabia que havia um mercado para hotéis de alta qualidade que combinassem ótimo serviço com personalidade real e toques singulares. Isso porque já me hospedei em centenas de hotéis diferentes ao longo dos anos e aprendi exatamente o que gostava e o que não gostava.

Há muitos hotéis decentes por aí, mas nós nos concentramos nos pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença –-desde a oferta de um aplicativo que controla a temperatura do quarto até colocar um botão "Sim" em cada telefone, para que os hóspedes que o apertarem sejam transferidos imediatamente a um funcionário da Virgin que possa ajudá-los naquilo que precisarem. Foi assim que encontramos nossa vantagem competitiva. Nós fornecemos um nível de serviço que nossos rivais não fornecem, porque sabemos o que nossos clientes desejam.

4. Você conhece sua clientela

Um dos benefícios mais óbvios de lançar um negócio baseado nas suas experiências pessoais é você saber que há um mercado para o que deseja vender. E como você pode se relacionar com seus clientes, você estará posicionado para tomar decisões melhores que atendam as necessidades específicas deles.

Não tenha medo de se concentrar em servir muito bem um pequeno número de pessoas. Na verdade,  você tem um grupo focal sob medida no café de seu pai. Tente formar uma base local leal e engajada para seu produto ou serviço e veja o que acontece. Tenha o exemplo da Amazon em mente: quando a empresa foi lançada, ela começou pequena, concentrada em vender livros online, mas olhe para ela agora!

5. Você continuará aprimorando suas ideias

Oportunidades de negócio são como ônibus: se você perder um, sempre há o próximo. Pense em sua experiência em catering. Como o café do seu pai poderia ser melhorado? O que falta e que poderia atrair mais clientes? O que você gostaria que estivesse disponível no café, mas ainda não é oferecido?

Sua grande ideia pode estar bem debaixo do seu nariz. Quando ela se apresentar, agarre-a com ambas as mãos.

A fábrica de ideias

Se você estiver considerando abrir um negócio, considere se sua ideia tem estes três atributos:

–Propósito: As melhores ideias de negócios são baseadas na solução de problemas com produtos ou serviços existentes que os mercados ignoraram.

–Paixão: Você precisa ter algum tipo de conexão pessoal com sua ideia, caso contrário, você terá dificuldade em sustentar seu negócio durante os momentos difíceis.

–Vantagem: Pense na concorrência e assegure que sua ideia tenha o potencial de não apenas tornar a vida das pessoas melhor, mas também de oferecer benefícios nos quais seus concorrentes não pensaram.