Topo

Stephen Hawking vai boicotar conferência em Israel, indica evento

08/05/2013 10h54

O famoso físico britânico Stephen Hawking não participará em junho de uma conferência em Israel e se unirá a um grupo de universitários que boicota o Estado hebreu, indicaram nesta quarta-feira (8) os organizadores do evento.

A universidade britânica de Cambridge, na qual Hawking trabalha desde 1962, confirmou que o físico não participará da conferência, mas justificou esta decisão por problemas de saúde.

"Hawking participa do boicote universitário a Israel e se retirou da conferência presidencial israelense 'Enfrentar o amanhã - 2013', sob a tutela do presidente [Shimon] Peres", indicaram os organizadores em comunicado.

O Comitê Britânico para as Universidades Palestinas (CBUP, na sigla em inglês), que apoia este boicote e se opõe à ocupação dos territórios palestinos, indicou que Hawking havia decidido se unir ao protesto e, por isso, rejeitou o convite.

Sua decisão se baseia em "seu conhecimento da Palestina e nos conselhos unânimes de seus próprios contatos universitários ali", indicou o comitê em seu site.

Por sua vez, um porta-voz da Universidade de Cambridge indicou que "o professor Hawking não participará da conferência de junho em Israel por motivos de saúde. Seus médicos não aconselharam que ele viajasse de avião".

Em comunicado, o diretor da conferência, Israel Maimon, classificou o boicote universitário contra Israel de "escandaloso e inapropriado, sobretudo para uma pessoa para a qual o espírito de liberdade reside na base de sua missão humanitária e de universitário".

A conferência, que será realizada de 18 a 20 de junho, acolhe diplomatas, políticos e universitários. Entre os participantes figuram o ex-premiê britânico Tony Blair, o ex-presidente americano Bill Clinton, entre outros.