Topo

Sonda registra furacão gigante no polo Norte de Saturno

Furacão com vórtice de 2.000 quilômetros está ativo no polo Norte de Saturno, revela estudo da Nasa  - Nasa/JPL-Caltech/SSI
Furacão com vórtice de 2.000 quilômetros está ativo no polo Norte de Saturno, revela estudo da Nasa Imagem: Nasa/JPL-Caltech/SSI

30/04/2013 16h55

A sonda espacial Cassini captou imagens impressionantes de um furacão no polo Norte do planeta Saturno. As imagens foram captadas em novembro do ano passado a 420 mil quilômetros de altura pela sonda norte-americana, que foi lançada em 1997.

O olho do furacão tinha 2.000 quilômetros de diâmetro, o equivalente a 20 vezes o tamanho médio do olho de um furacão terrestre e 12 vezes o tamanho do Reino Unido.

O furacão foi registrado por meio de ondas infravermelhas e recebeu a coloração vermelha artificialmente para mostrar seus detalhes. Segundo cientistas, seus ventos atingiam até 531 km/h.

Inverno

Acredita-se que o furacão exista há anos em Saturno, mas só agora a região onde ele está pôde ser fotografada pela Cassini.

Era inverno no hemisfério Norte de Saturno quando a sonda chegou nele, em 2004, e o polo Norte estava em total escuridão. Como o ano em Saturno equivale a 29 anos terrestres, a região demorou para receber luz a ponto de permitir à sonda registrar esse furacão.

Estas são as primeiras imagens iluminadas pelo Sol dessa região desde que a sonda Voyager 2 enviou fotos do planeta, em 1981. Os cientistas agora esperam aprender mais sobre os furacões da Terra, estudando o fenômeno gigante em Saturno. 

Em 2006, a mesma sonda registrou, no polo Sul de Saturno, um furacão ainda maior, com um diâmetro de cerca de 8.000 quilômetros - aproximadamente dois terços do diâmetro equatorial da Terra.