Topo

Astronautas consertam vazamento de amoníaco na Estação Espacial Internacional

Em Moscou

01/11/2012 12h49Atualizada em 01/11/2012 20h32

A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide fizeram nesta quinta-feira (1º) uma caminhada espacial para fechar um vazamento de amoníaco em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

"Os astronautas abriram a escotilha exterior às 10h29 (horário de Brasília)", informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, em Moscou. Os dois tripulantes permaneceram no exterior da ISS por cerca de seis horas e meia. 

O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controle térmico para esfriar e manter a temperatura adequada à eletrônica e a outros sistemas da estação. O objetivo da atividade foi fechar a fuga do sistema de esfriamento que se encontra no exterior do segmento americano da estação.

Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), a atividade é considerada rotineira e não traz grandes dificuldades, apesar de não estar prevista no programa da missão. 

Esta é a terceira saída que Williams e Hoshide realizam durante a atual missão. Inicialmente, eles só tinham previsto a atividade em agosto passado, quando substituíram um computador de energia elétrica. A princípio, a caminhada espacial de hoje estava prevista para acontecer apenas em 2013, mas a Nasa mudou de planos após detectar um aumento no vazamento.

Engenheiros suspeitam que um micrometeorito ou algum pedaço de lixo espacial tenha causado o furo, que tinha o diâmetro inferior a um fio de cabelo. De acordo com cálculos dos controladores de voo, isso poderia afetar o funcionamento do canal do gerador de eletricidade 2B no final do ano.

O equipamento tem capacidade para alimentar um grande número de componentes da estação e, se ficasse fora de serviço, poderia provocar um superaquecimento nos sistemas, afetando todo o complexo espacial.