Nova Zelândia encontra pela primeira vez corpos de espécie rara de baleia

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 15h43

Cientistas da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, divulgaram nesta terça-feira (6) a descoberta de duas espécies da baleia mais rara do mundo, a baleia-bicuda-de-bahamonde (Mesoplodon traversii).

"Esta é a primeira vez que a baleia-bicuda-de-bahamonde foi vista como uma espécie completa, e nós tivemos sorte o suficiente para encontrar duas delas", diz Rochelle Constantino. "É incrível pensar que, até recentemente, um animal tão grande como este ficou escondido no sul do oceano Pacífico. Isso mostra que sabemos pouco sobre a biodiversidade do oceano."

Mãe e filhote foram encontrados em Opape Beach, encalhados e já mortos, em dezembro de 2010. O caso só foi revelado hoje com a publicação do estudo na revista científica Current Biology, que traz uma descrição completa da espécie rara. Até então, ela era conhecida apenas pelas ossadas, com ajuda de três crânios e mandíbulas recolhidos no Chile e na Nova Zelândia.

O grupo de pesquisadores coletou amostras de DNA e partes de tecido dos corpos das duas baleias, além de fotografar e medir as espécies, para cruzar os dados com o das ossadas – a mãe tinha 5,3 metros de comprimento e o filhote, 3,5 metros. Biólogos chegaram a confundir os dois exemplares com a baleia-bicuda-de-gray (Mesoplodon grayi), o tipo mais comum na região, mas só a análise forense revelou a descoberta científica.