Novo trio de astronautas chega à Estação Espacial Internacional

Do UOL, em São Paulo

21/12/2012 16h21

A tripulação que está desde outubro na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) recebeu nesta sexta-feira (21) o novo trio de astronautas, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). A nave russa Soyuz TMA-07M atracou com sucesso na plataforma orbital às 12h09 (fuso horário de Brasília) e abriu às portas cerca de duas horas e meia depois.

Após dois dias na órbita da Terra, o canadense Chris Hadfield, o norte-americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko finalmente se juntaram ao grupo formado pelo norte-americano Tom Ford e pelos russos Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin.

Os seis engenheiros de voo vão dividir a plataforma orbital até março de 2013, quando está previsto o retorno da primeira equipe de astronautas. Para este período, Ford passará o comando da ISS a Hadfield, o primeiro canadense que vai chefiar a estação espacial. O trio que chegou hoje deve voltar para a Terra apenas em maio do ano que vem.

De acordo com a Nasa, o foco da expedição 34 é a pesquisa científica. A principal delas é o estudo da fisiologia humana, tendo os próprios astronautas como "cobaias", já que eles vão fazer uma série de testes sobre perda óssea no espaço. Além disso, os seis  engenheiros de voo vão estudar outros temas, como física, observação da Terra e avanços tecnológicos.

Entre as investigações do grupo, segundo a Nasa, estão o comportamento do fogo no espaço, estudo que pode ajudar a melhorar a eficiência de motores combustíveis e os métodos para apagar incêndio; e os fluidos que mudam de propriedades físicas na presença de um ímã, pesquisa que pode contribuir para a construção de pontes mais resistentes a terremotos.