Policiais federais são presos em operação suspeitos de extorquir empresários de combustíveis em SP
Pelo menos 70 policiais federais participam nesta terça-feira (31) em São Paulo da Operação Pré-Sal, realizada com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que extorquia empresários do ramo de combustíveis no litoral norte do Estado.
Até o final da manhã foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de condução coercitiva e três mandados de prisão temporária nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Sebastião, Caraguatatuba e Praia Grande. Segundo a assessoria da Polícia Federal, um agente da PF foi preso durante a operação e outros policiais federais também são investigados.
Os trabalhos que resultaram na operação tiveram início há cinco meses, a partir da denúncia de que o grupo apresentaria documentos e imagens forjadas. A partir desse material, os criminosos induziam empresários da região a acreditar que estariam sendo investigados pela PF; para que os supostos inquéritos não prosseguissem, exigiam deles pagamento de propina.
As investigações apontaram ainda um segundo grupo que estaria envolvido também com o tráfico de drogas.
Em nota, a PF em São Paulo informou que os envolvidos no esquema criminoso serão indiciados, indivualmente, pelos crimes de concussão --pena de dois a oito anos de prisão --, além de tráfico e uso de drogas --pena de cinco a 15 anos de reclusão.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.