Topo

São Paulo entra em estado de atenção pela baixa umidade do ar

Do UOL, em São Paulo

06/02/2012 12h42

A Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em estado de atenção na tarde desta segunda-feira (6), por conta da baixa umidade do ar. Segundo o órgão, às 12h15 a umidade relativa do ar estava em torno de 27%.

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

A Defesa Civil destaca as seguintes recomendações quando a umidade do ar está abaixo de 30%:
- evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros;
- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
- consumir bastante água.

Sem medidas preventivas, algumas pessoas (principalmente idosos, crianças e com problemas cardíacos ou respiratórios) podem sofrer os seguintes sintomas de ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.