Topo

Rapaz é condenado a 18 anos de prisão em Mato Grosso do Sul por matar jovem durante racha

Celso Bejarano

Do UOL, em Campo Grande

29/02/2012 23h02

Anderson de Souza Moreno, 21, foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão nesta quarta-feira (29) por ter matado em junho de 2010 a estudante de direito Mayana de Almeida Duarte, 19, durante um racha em uma das principais avenidas de Campo Grande (MS). O condenado teria furado o sinal, estava embriagado e ainda dirigia a uma velocidade de 110 km/h em um trecho onde o permitido não poderia ultrapassar 60 km/h. A sentença é inédita em Mato Grosso do Sul, o judiciário do Estado nunca havia condenado alguém que tivesse matado no trânsito por participar de racha.

Souza Moreno, que dirigia um Vectra, apostava corrida com o colega Willian Jhony de Souza Ferreira, 25. Perto de um cruzamento –avenida Afonso Pena com José Antônio Pereira, área central da cidade– Moreno emparelhou com o Fiat Uno, passou-o, avançou o sinal vermelho e bateu no meio de um Celta conduzido por Mayana. Eram 3h da madrugada do dia 14 de junho de 2010. O condenado fugiu do local, já o seu parceiro de corrida parou o carro e chamou o socorro. Antes de morrer, a vítima ficou dez dias em coma.

O réu foi sentenciado a 17 anos por homicídio doloso qualificado [intencional]. O restante da pena, um ano e nove meses, foi aplicada pelo fato de o réu dirigir bêbado e de ter promovido o racha. Já Willian Jonhy, 25, livrou-se da acusação por homicídio doloso e sua pena por embriaguez e racha alcançou dois anos e quatro meses de prisão.

Durante o julgamento, apenas Willian Jonhy confessou que havia bebido cerveja numa boate com Moreno e, de lá, seguiram para a avenida, onde competiram no trânsito para ver quem era o mais veloz. Já o réu condenado negou a versão do colega.

Sem CNH

Após a morte de Mayana, a dupla passou a responder o processo em liberdade. Moreno, contudo, foi preso em março do ano passado logo após ser flagrado dirigindo sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento apreendido pelo racha. Desde então, o condenado não conseguiu sair da prisão, embora a insistência de seu advogado que moveu ao menos dois recursos.