Topo

Falhas em trens da CPTM e do metrô prejudicaram quase 200 mil passageiros em SP

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 11h56Atualizada em 14/03/2012 21h07

Cerca de 200 mil passageiros foram afetados na manhã desta quarta-feira (14) por falhas na linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nas linhas 1-azul e 3-vermelha do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo).

O número de afetados na CPTM, de 30 mil passageiros, foi confirmado pelo gerente-geral de manutenção da companhia, Evaldo Ferreira. Diariamente, só pela linha 9 passam cerca de 200 mil pessoas. Pelo Metrô, a assessoria de imprensa informou que foram 65 mil usuários prejudicados na linha azul (Jabaquara/Tucuruvi) e cerca de 100 mil na linha vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda).

Na CPTM, a falha ocorreu por conta de uma pane no sistema de energia na linha 9, o que fez com que os trens circulassem por uma única via, entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, na zona sul, a partir das 6h desta quarta-feira. Segundo a CPTM, a circulação de trens foi normalizada às 8h10.

Envie fotos e vídeos

Você fez imagens da lotação ou de outros problemas nos trens e no metrô nesta quarta-feira? Envie para vocemanda@uol.com.br, informando seu nome, local e horário da imagem

Em entrevista à rádio CBN, o gerente-geral da companhia informou que as causas do problema estão sendo apuradas. Ele negou, no entanto, que ao menos dez problemas ao longo da via, nos últimos três meses, tenham gerado uma situação de falha “crônica” no sistema.

“A CPTM está bastante preocupada, tem apurado esses problemas, e, eventualmente, funcionários que comprovadamente os causaram estão sendo desligados”, disse. Ferreira também negou que faltem investimentos no sistema: “Foram R$ 75 milhões ano passado, e para este ano são esperados R$ 112 milhões”, disse. Ele pediu “desculpas” aos usuários.

UOL anda de trem em SP e vê frotas lentas, cheias e antigas

 

Problemas no metrô

Os problemas técnicos no sistema metro-ferroviário da capital afetaram também trens do Metrô: às 6h46 houve uma falha no sistema pneumático de uma composição da linha 3-vermelha (Corinthians-Itaquera / Palmeiras Barra Funda), que seguia para a Barra Funda, quando o trem estava parado na estação Pedro 2º. Os passageiros foram retirados da composição. O trem foi retirado de circulação e será levado para manutenção, segundo o Metrô.

Logo após a circulação dos trens começar a se normalizar, a linha voltou a parar. Às 9h44, uma composição que seguia para Itaquera apresentou um problema de tração na Estação Artur Alvim, penúltima estação da linha, na zona leste da capital. Os passageiros foram retirados do trem e a composição seguiu para manutenção ao pátio em Itaquera. A ocorrência, segundo o metrô, durou cerca de um minuto e não prejudicou a circulação das outras composições.

Além desta via, a linha 1-azul também teve problemas. Às 8h03 de hoje, um trem que seguia para o Jabaquara, na zona sul, apresentou problema de tração entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz. Devido ao problema, a circulação das composições era feita com redução de velocidade, aumentando o tempo da parada nas estações. O trem foi esvaziado.

Todos os dias, pouco mais de 7 milhões de passageiros usam o sistema de trens e metrô em São Paulo --4 milhões apenas no metrô.

Clique na imagem para ver o mapa do metrô ampliado