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Motoristas de Itatiba (SP) já podem testar pedágio que cobra por trecho percorrido

Motoristas de Itatiba (SP) já podem aderir ao projeto piloto do Ponto a Ponto - Divulgação
Motoristas de Itatiba (SP) já podem aderir ao projeto piloto do Ponto a Ponto Imagem: Divulgação

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

09/04/2012 12h25

A partir desta segunda-feira (9) motoristas de nove bairros de Itatiba, cidade no interior de São Paulo, que trafegam pela rodovia Estadual Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), no trecho entre Itatiba e Jundiaí, já podem aderir ao projeto piloto do Ponto a Ponto, um novo sistema que prevê cobrança proporcional da tarifa de pedágio de acordo com a distância percorrida.
 
De acordo com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), o novo sistema é mais democrático. Todo mundo que usar a estrada vai pagar, mas apenas pelo trecho percorrido. O governador Geraldo Alckmin deu início à operação do projeto piloto às 10h de hoje. Representantes da Artesp e autoridades de Itatiba também participaram do início dos testes com motoristas na praça de pedágio do km 77,1 da SP-360.
 
O sistema eletrônico funciona com a instalação de pórticos --uma espécie de praça de pedágio virtual, sem barreiras e sem cabines de cobrança-- com antenas ao longo da via, que vão fazer a leitura automática de "tags", uma espécie de chip que será colocado nos veículos. As antenas vão identificar esses tags e registrar a cobrança. O chip para o teste piloto será disponibilizado gratuitamente ao usuário.
 
Em Itatiba, por exemplo, cerca de mil famílias residentes nesses bairros não contam com via municipal para acessar o centro da cidade. Os motoristas utilizam a SP-360 com uma despesa de R$ 2 por sentido em pedágio. Com a adesão ao novo sistema, a economia poderá chegar a 70%.
 
Segundo pesquisa realizada pela Prefeitura de Itatiba a pedido da Artesp, mais de 70% dos moradores desses nove bairros da cidade pretendem instalar a tag para testar o benefício que trará redução de custo da tarifa nas viagens até o centro da cidade. A pesquisa revelou ainda que 75,2% dos moradores realizam cinco ou mais viagens por dia ao centro da cidade.

Considerando esse perfil de usuário da rodovia, a economia mensal será de no mínimo R$ 56. Entre os 10% dos entrevistados que não pretendem aderir, foi alegado, principalmente, falta de interesse, preferência por pagar tarifa na praça de pedágio e pouco uso da rodovia. Os que talvez optem pelo novo sistema representam 19,53%.

Campinas

Na rodovia Santos Dumont (SP-075), que será a próxima a receber o projeto piloto, ainda não há previsão para o início dos testes. Hoje quem vai de Campinas a Indaiatuba gasta de pedágio R$ 10,10. Com o sistema Ponto a Ponto, o valor desse trajeto passará para cerca de R$ 4.
 
A região de Campinas foi escolhida para iniciar o sistema por ser uma das que possui mais praças de pedágio no Estado. Ao todo, são 23 espalhadas pelas estradas. Depois dos resultados do projeto piloto, que terá duração de um ano, será estudada a efetivação e extensão para as demais rodovias paulistas.
 
Para as concessões mais antigas, o valor médio por quilômetro rodado será de R$ 0,14 para estradas com pista dupla e R$ 0,10 para as que têm pista simples. Já as concessões mais recentes, terão valores mais baixos: para pistas duplas, devem variar entre R$ 0,06 e R$ 0,11 e para pistas simples entre R$ 0,05 e R$ 0,08.

Multas

Em março, o governador Geraldo Alckmin anunciou que futuramente o novo sistema também poderá ser usado para aplicar multas por excesso de velocidade nas rodovias, já que ele conseguirá monitorar toda a extensão da rodovia em que for instalado.

A Artesp confirma que o sistema dá essa possibilidade, mas ressalta que, por enquanto, os testes e estudos se referem apenas à cobrança dos pedágios.