Topo

Onça invade cidade de Mato Grosso do Sul, fica em cima de árvore por 10 horas e reúne 1.000 curiosos

Celso Bejarano

Do UOL, em Campo Grande

16/05/2012 21h46

Nesta quarta-feira (16), uma onça-parda, de três anos de idade e cerca de 70 kg, ficou por volta de dez horas escondida em meio a galhos de uma árvore de quatro metros de altura, na parte urbana de Caarapó (MS), cidade de 26 mil habitantes a 267 km da capital Campo Grande.

Durante o período que a onça ficou acuada, no bairro Planalto, perto de uma unidade de saúde, juntaram-se na rua pelo menos mil pessoas, segundo cálculos da polícia local.

Às 9h30, a onça foi vista subindo na árvore. Homens do Corpo de Bombeiros foram para o local e, segundo eles, o animal deve ter se assustado com pessoas que andavam na rua, por isso refugiou-se na planta.

Sem armamento especializado para sedá-lo, policiais militares e bombeiros fizeram um cerco ao local até que um equipamento fosse levado para lá. A arma munida de um dardo tranquilizante chegou por volta das 19h.
 
Uma rede foi instalada debaixo da árvore e dois disparos efetuados, ambos acertando o corpo da onça, que não caiu. O animal ficou preso aos galhos, já sob efeito do tranquilizante. Os militares tiveram de chacoalhar os galhos, até que a onça-parda caísse na rede.

O animal não se feriu, segundo servidores do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e da Polícia Militar Ambiental. A onça deve ser devolvida a seu habitat natural na manhã desta quinta-feira (17). Os policiais que agiram na operação disseram que o felino buscava alimentos, por isso entrou na cidade.