Empresa de ônibus demite 10 motoristas por justa causa, e greve chega ao fim em Campinas
A Viação Boa Vista, empresa de ônibus que administra as linhas de ônibus que ligam as cidades de Campinas (a 95 km de São Paulo), Monte Mor e Hortolândia, resolveu demitir 10 motoristas grevistas por justa causa na tarde desta terça-feira (29), ocasionando assim o fim da paralisação de motoristas e cobradores das linhas intermunicipais.
A empresa informou que as demissões não serão revertidas. Segundo nota, foram dispensados “os funcionários que estavam mais exaltados e se recusavam a trabalhar”. Ainda segundo a viação, os outros trabalhadores foram convencidos da irregularidade da suspensão do serviço e decidiram voltar ao trabalho. Por volta das 17h30, os coletivos voltaram a circular gradativamente, amenizando a volta pra casa de mais de 60 mil pessoas.
A greve foi iniciada na madrugada de ontem (28) por cerca de 400 funcionários da viação e sem o apoio do Sindicato dos Condutores de Americana e Região, ligado à CBT (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Segundo a Transurc, associação que administra o transporte coletivo urbano de Campinas, mesmo com o fim da greve, as negociações continuaram e uma nova reunião entre a empresa e o sindicato foi realizada no fim da tarde de hoje no Tribunal Regional do Trabalho para tentar evitar uma nova paralisação, marcada para a próxima quinta-feira (31) pelo sindicato.
Para o secretário-geral do sindicato, Nadir José Migliorin, a proposta desta tarde, de 7% de aumento e melhorias nos benefícios, deve evitar a greve geral marcada pelo sindicato para a próxima quinta-feira (31). “Vamos levar a proposta aos trabalhadores e acredito que eles aceitarão esse valor”. Migliorin não quis comentar sobre as demissões.
De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), 50 microônibus do sistema Orca, operador regional autônomo, foram remanejados e colocados em circulação para amenizar o prejuízo causado aos usuários durante a greve.
Na manhã de hoje, motoristas e cobradores de uma empresa parceira tentaram colocar 19 coletivos em circulação, mas foram ameaçados pelos grevistas e voltaram para a garagem.
Outros protestos
Estes mesmos funcionários da Viação Boa Vista fizeram outras duas paralisações nos dias 9 e 17 deste mês. Na primeira vez, eles exigiam a demissão imediata de dois funcionários que estariam ajudando a fiscalizar casos de desvio de dinheiro da passagem. Na segunda, reivindicavam a equiparação salarial com o valor dos salários pagos aos trabalhadores que atuam em Americana e recebem R$ 59 a mais.
Ontem, representantes da viação diziam que a greve seria motivada pela demora da empresa em discutir a pauta de reivindicações enviada pelo sindicato. Segundo o sindicato, entre as reivindicações estavam um aumento salarial de 10% e melhorias nos benefícios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.