Topo

Ibama apreende carne de tartaruga ameaçada de extinção em bagagem de secretário ambiental do interior do Pará

Cerca de 10 kg de carne de tartaruga ameaçada de extinção foram apreendidos pelo Ibama no aeroporto de Belém na bagagem de um secretário ambiental de cidade no interior paraense - Divulgação/Ibama
Cerca de 10 kg de carne de tartaruga ameaçada de extinção foram apreendidos pelo Ibama no aeroporto de Belém na bagagem de um secretário ambiental de cidade no interior paraense Imagem: Divulgação/Ibama

Tássia Estevão

Do UOL, em Belém

10/07/2012 19h51Atualizada em 04/05/2015 14h28

O Ibama apreendeu, nesta segunda-feira (9), uma tartaruga-da-amazônia já sem casco e dividida em pedaços dentro de uma caixa isopor no Aeroporto Internacional de Belém. O quelônio está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção e foi encontrado com o secretário de Mineração, Meio Ambiente e Produção de Itaituba (cidade a 1.626 km da capital paraense), Ivo Lubrina de Castro.

Castro despachou a tartaruga, de quase 10 kg, já congelada e guardada em uma caixa de isopor. Quando o secretário chegou ao aeroporto de Belém, por volta de 21h, a embalagem foi aberta por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que apreenderam a carga e multaram o secretário em R$ 5.000.

Ele vai responder civil e criminalmente pelo transporte de animal protegido sem autorização do órgão, o que qualifica-se como infração ambiental. A carne será incinerada.

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no aeroporto, Luiz Paulo Albarelli, o secretário alegou que a tartaruga seria servida em uma festa de recepção para o filho dele, que chegaria de Londres nos próximos dias.

O secretário informou a imprensa que estaria apenas transportando a embalagem para um amigo, e que a carne da tartaruga não era sua.