Ibama apreende carne de tartaruga ameaçada de extinção em bagagem de secretário ambiental do interior do Pará
O Ibama apreendeu, nesta segunda-feira (9), uma tartaruga-da-amazônia já sem casco e dividida em pedaços dentro de uma caixa isopor no Aeroporto Internacional de Belém. O quelônio está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção e foi encontrado com o secretário de Mineração, Meio Ambiente e Produção de Itaituba (cidade a 1.626 km da capital paraense), Ivo Lubrina de Castro.
Castro despachou a tartaruga, de quase 10 kg, já congelada e guardada em uma caixa de isopor. Quando o secretário chegou ao aeroporto de Belém, por volta de 21h, a embalagem foi aberta por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que apreenderam a carga e multaram o secretário em R$ 5.000.
Ele vai responder civil e criminalmente pelo transporte de animal protegido sem autorização do órgão, o que qualifica-se como infração ambiental. A carne será incinerada.
Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no aeroporto, Luiz Paulo Albarelli, o secretário alegou que a tartaruga seria servida em uma festa de recepção para o filho dele, que chegaria de Londres nos próximos dias.
O secretário informou a imprensa que estaria apenas transportando a embalagem para um amigo, e que a carne da tartaruga não era sua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.