Topo

Corpo de dom Eugenio Sales é sepultado no Rio; 5.000 fiéis acompanharam despedida

Julio Reis

Do UOL, no Rio

11/07/2012 18h35

O corpo do mais antigo cardeal da Igreja Católica brasileira, dom Eugenio Sales, foi sepultado por volta das 17h30 na cripta da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro. Dom Eugenio morreu na noite desta segunda-feira (9) aos 91 anos, após um infarto, na Residência Assunção, estrada Sumaré, zona norte da cidade.

Por volta de 5.000 fiéis acompanharam a missa de despedida do cardeal. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas como o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o governador do Rio, Sérgio Cabral, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, além da cantora Elba Ramalho.

Sérgio Cabral destacou o que considerou o papel combativo de dom Eugenio. “Um homem que não tinha temor em cobrar das autoridades ações para os mais humildes”, disse.

Após o fim da missa, que foi celebrada na cúpula da Catedral pelo arcebispo do Rio dom Orani Tempesta, os fiéis seguiram o cortejo até a cripta, mas não puderam presenciar o enterro, já que o espaço é pequeno e não suportava a multidão que havia do lado de fora.

Tom ecumênico

A missa foi marcada por um tom ecumênico já que a Arquidiocese do Rio convidou autoridades de algumas religiões para acompanhar a liturgia. A Igreja Ortodoxa, Luterana e Anglicana, além de islâmicos, judeus e religiões de matrizes africanas, estiveram representadas.

Segundo o babalaô Ivanir dos Santos, membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, a iniciativa é importante. “Viemos prestar esta homenagem a dom Eugenio, um homem que também lutou para construir uma liberdade religiosa em nosso país que é algo tão importante para o surgimento de um novo tempo, um tempo onde as religiões possam conviver sem estar em conflito”, disse.

O xeque Mohamad Al Bukai também expressou pesar. “Nós, muçulmanos do Brasil, fazemos parte do país e entendemos que a falta de um líder espiritual como dom Eugenio é uma falta sobretudo humana, que engloba todas as religiões”, disse.

Luto oficial

Antes do enterro, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, agradeceu a presidente Dilma Rousseff “por ter reconhecido a importância de dom Eugenio Sales e decretado luto oficial de três dias em todo o país”.

Segundo a Arquidiocese do Rio, dom Eugenio Sales era o cardeal mais antigo da Igreja Católica, título que lhe foi concedido em 1969, pelo papa Paulo 6º. Sales foi arcebispo de Salvador no final da década de 60 e se tornou arcebispo do Rio de Janeiro em 1971. Ele deixou o cargo em 2001, aos 80 anos, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa João Paulo 2º.