Topo

Prédio na zona oeste do Rio é esvaziado por risco de desabamento; imóvel será demolido pela Defesa Civil

Do UOL, no Rio

06/08/2012 11h23

A Defesa Civil do Rio de Janeiro interditou nesta segunda-feira (6) um prédio residencial de três pavimentos que estava perto de desabar na comunidade Areinha, em Rio das Pedras, Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, uma viga de sustentação do imóvel cedeu, e o prédio por pouco não foi ao chão. O edifício será demolido nos próximos dias.

As duas famílias que moram no imóvel interditado foram retiradas imediatamente --a Defesa Civil não soube informar se os moradores foram levados para um abrigo público ou se estão na casa de parentes ou amigos. Se necessário, elas serão atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e cadastradas no programa "Minha Casa, Minha Vida".

Segundo a Defesa Civil, a estrutura de três prédios situados no entorno pode ter sido danificada em razão das circunstâncias do incidente. Técnicos do órgão estão no local para avaliar potenciais riscos, mas os trabalhos devem se estender até o fim da semana. De acordo com as primeiras informações, há rachaduras visíveis nos imóveis.

Na última sexta-feira (3), toda a área da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi esvaziada pela Defesa Civil de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio, pois havia risco de desabamento de um prédio vizinho. O edifício que ameaça ir ao chão e um prédio anexo no perímetro da reitoria foram interditados.

No mesmo dia, técnicos da Defesa Civil do Rio foram chamados para avaliar o prédio do Tijuca Off Shopping, rua Barão de Mesquita, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Os moradores e lojistas têm 15 dias para desocupar o edifício, segundo determinação judicial. Os administradores do imóvel informaram que já foram iniciadas obras para reparar a estrutura.