Horário de verão tem início neste domingo; relógios devem ser adiantados

Do UOL, em São Paulo

Começa à 0h deste domingo (21) o horário de verão nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Estado do Tocantins, na região Norte. Com ele, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida vai vigorar até o dia 17 de fevereiro de 2013.

A medida vigoraria também na Bahia, mas, na última quinta-feira (11), foi suspensa pelo governador Jaques Wagner. De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo baiano, a decisão de Wagner "foi tomada após receber os resultados de uma pesquisa encomendada junto à população que indicou que 75% das pessoas são contra a adoção do horário antecipado". Na véspera do anúncio, o governador também recebera representantes das seis maiores centrais sindicais do país que pediram a saída do Estado do horário de verão.

A expectativa do governo federal é que a medida alivie as redes de transmissão de energia nas faixas de horário de pico do consumo --sobretudo das 18h às 21h. A proposta é aproveitar a iluminação solar e diminuir o uso da iluminação artificial.

Na edição de 2011, vigente até fevereiro deste ano, a economia de energia chegou a 4,6%, conforme dados da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Este ano, a estimativa do governo federal é que, durante o horário, a diminuição da demanda de energia nos horários de pico fique entre 5% e 5,5%, com maior estabilidade ao sistema elétrico.

Serviços mudam horários de funcionamento

Em São Paulo, serviços como trens, metrô e Bovespa terão seus horários mudados em função do horário. Na bolsa, o pregão será mantido das 10h às 17h durante a vigência do horário de verão. Já o funcionamento do metrô mudará apenas na troca de horários: no domingo, os trens circularão até 2h --uma hora a mais qu eno horário antigo. A operação será retomada às 4h na CPTM e às 4h40 no Metrô.

Já pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), os ônibus vão circular até as 2h do horário de verão, cumprindo a tabela normal de circulação no domingo.

Decreto de 2008

Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para início e término do horário de verão. Até então, publicava-se um decreto para definição do período da mudança.

Com o decreto, todos os anos o horário tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincida com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão acaba sendo transferido para o domingo seguinte.

Últimas de Cotidiano

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos