Topo

Ciclone gera ventos superiores a 110 km/h no Rio Grande do Sul; ventania arrasta navio contra cais

Vento jogou um navio graneleiro contra o cais onde estava aportado, em São José do Norte (RS) - Thaize da Luz/Agência RBS
Vento jogou um navio graneleiro contra o cais onde estava aportado, em São José do Norte (RS) Imagem: Thaize da Luz/Agência RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2012 19h58

Ventos fortes originados por um ciclone extratropical atingiram nesta terça-feira o Rio Grande do Sul. As rajadas chegaram a ultrapassar os 110 km/h. Em Rio Grande, no sul do Estado, onde está situado um dos maiores portos do país, a Marinha suspendeu as operações. Na cidade vizinha de São José do Norte, por volta das 11h, um navio foi arrastado contra o cais, que ficou danificado. O acesso ao local foi isolado.

A ventania começou durante a manhã e teve origem no Uruguai, onde as rajadas chegaram a 109 km/h, em Punta del Este. No Rio Grande do Sul, além do sul do Estado, pontos das regiões central e metropolitana também tiveram ocorrência de fortes rajadas.

Em Porto Alegre, o vento alcançou 72 km/h. Os principais transtornos foram quedas de galhos e semáforos desligados.

Ao longo do dia, milhares de pessoas tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido. De acordo com a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), 62,8 mil consumidores ficaram sem luz, especialmente na regiões metropolitana e sul do Estado.

Já dentro da área de cobertura da AES Sul, 26 mil pontos ficaram sem energia. As cidades mais atingidas foram Canoas, na grande Porto Alegre, e Santa Maria, no centro gaúcho.

Até as 19h, a Defesa Civil do Estado não havia recebido nenhum comunicado de danos devido à ventania. Conforme a empresa de meteorologia MetSul, o ciclone já está se deslocando para alto mar.