Topo

PM detém 12 e apreende 126 kg de maconha na favela de Paraisópolis, em São Paulo

Polícia Militar faz operação na favela Paraisópolis, zona sul de São Paulo - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Polícia Militar faz operação na favela Paraisópolis, zona sul de São Paulo Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo*

30/10/2012 19h50

A Polícia Militar prendeu, até o início da tarde desta terça-feira (30), 12 pessoas durante a operação favela de Paraisópolis, no Morumbi, zona oeste de São Paulo, iniciada na madrugada da última segunda-feira (29).

Segundo a assessoria da PM, os presos foram detidos em flagrante cometendo algum crime ou contravenção –a polícia não especificou qual delito os detidos praticaram. Até às 14h de hoje haviam sido apreendidos 126 kg de maconha e 10 kg de cocaína, além de 50 unidades de drogas sintéticas. Também foram apreendidos, até 14h, sete armas de fogo e 188 munições.

De acordo com a PM, às 14h30, os policiais prenderam um homem que detinha um fuzil M-16 A 14, um revólver calibre 32, 50 pinos de cocaína, 13 trouxinhas de maconha, 52 pedras de crack e 52 munições; Os policiais chegaram até ele após receber informações no disque-denúncia.

Ainda segundo a corporação, a operação na favela vai se estender por vários dias e tem como objetivo reduzir furtos e roubos na região, além de apreender armas, drogas e desmobilizar pontos de tráfico.

Participam da operação policiais do Batalhão de Choque e do 16º Batalhão de Policia Militar, totalizando um efetivo de 500 homens. Cerca de 100 carros, dois caminhões, 28 motocicletas, oito cães, 60 cavalos e um helicóptero Águia estão sendo usados na ação.

Entre os detidos na ação está Edson Ferreira dos Santos, 31, o Nenê, apontado pela polícia como membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) --ele seria o responsável por fazer os julgamentos na comunidade, função conhecida como disciplina.

Ferreira estava com um fuzil calibre 762 e um tijolo de maconha. Além dele, foram detidos pai e filho dentro de uma van escolar, com revólver e munição de pistola 380, uma mulher com três carregadores e munição de calibre .40, e um homem com uma moto roubada.

Atentatos contra PMs

De acordo com o governo de São Paulo, atentados recentes contra policiais militares foram ordenados por traficantes de Paraisópolis. Na segunda-feira (29), pela primeira vez, o governo admitiu que foi de bandidos dessa comunidade que partiu a determinação de executar policiais.

"Dali emanaram algumas ordens de atentados contra PMs", afirmou o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto. O objetivo é asfixiar o tráfico de drogas e causar prejuízos ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

*Com informações de Estadão Conteúdo