Topo

Em 15 horas, região metropolitana de São Paulo registra 15 mortes

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 17h16

Em menos de 15 horas, a região metropolitana de São Paulo registrou 15 mortes. Os casos foram registrados entre a noite de ontem (8) e a manhã desta sexta-feira (9) nas zonas sul e leste da capital, bem como nas cidades de Santana de Parnaíba e Santo André, no ABC Paulista.

Desde setembro, a violência na cidade já causou a morte de 982 civis, assim como a de 90 policiais, a maioria fora de serviço. A violência é atribuída pelas autoridades como uma reação do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal organização criminosa de São Paulo, que é comandada de dentro das cadeiras. Na quinta-feira (8), Antônio Cesário da Silva, o Piauí, apontado como chefe do tráfico de drogas na favela de Paraisópolis, foi transferido da penitenciária do Avaré para o presídio federal de Porto Velho (RO).

Em Santo André, cinco pessoas morreram a tiros em dois ataques. Outras três foram baleadas, mas sobreviveram aos ferimentos. Segundo informações da Polícia Militar, todos eram moradores de rua e usuários de drogas.

Outros dois homens foram assassinados em uma praça de Santana de Parnaíba, a pouco metros da Guarda Civil da cidade.  Os criminosos passaram atirando e atingiram três homens, apenas um deles conseguiu sobreviver.

A capital paulista também registrou algumas mortes. No Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, foram registrados ataques em mais quatro ruas num intervalo de 30 minutos, que deixaram quatro mortos e duas pessoas feridas. Entre os mortos estão um motociclista baleado por dois suspeitos que também estavam numa moto e um homem de 27 anos que saiu para fumar na frente de casa.

Também na zona sul da cidade, no bairro de Cidade Dutra, dois homens em uma moto atiraram contra um grupo de pessoas que estava em frente a um sacolão. Um homem morreu. Nesta mesma região, um ônibus foi incendiado. O cobrador não conseguiu deixar o veículo em tempo de escapar das chamas e foi levado, em estado grave, ao Pronto-Socorro do Grajaú.

Na zona leste, dois homens foram baleados no bairro José Bonifácio, na manhã desta sexta. Ele foi levado para o Pronto-Socorro Planalto, mas não resistiu. A outra vítima sobreviveu.  Um adolescente também morreu após ser ferido durante troca de tiros com a polícia no Jardim São Pedro. De acordo com a PM, ele estava em uma moto roubada com outro rapaz quando foi abordado pelos policiais.

A última morte confirmada foi de um homem baleado na frente do pronto-socorro Maria Antonieta, na região do Grajaú (zona sul). Informações preliminares da Polícia Militar apontam que o disparo foi feito, por volta das 9h, por um homem em uma moto, mas não foram passados detalhes do ocorrido.