Topo

Homem morre após carro ser arrastado por enxurrada durante temporal em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2012 09h46

Um homem morreu na noite desta quinta-feira (15) após o carro em que estava ter sido arrastado por uma enxurrada e caído em um córrego no bairro Castelo, região da Pampulha, na capital mineira. A cidade foi atingida por um temporal que causou muitos estragos no início da noite de ontem. Segundo Corpo de Bombeiros, houve 14 operações de resgate de pessoas que ficaram ilhadas em razão da chuva de ontem na cidade.

A cidade registrou a primeira morte em decorrência do novo período chuvoso, que se iniciou em outubro. O corpo de Gilmar Almeida de Santana, 48, foi retirado do veículo por uma unidade do Corpo de Bombeiros. Dentro do automóvel ainda havia outro homem, mas ele foi resgatado com vida e levado a uma unidade de saúde. Ainda não há relato sobre o estado de saúde dele.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em razão da tempestade, que atingiu também cidades da região metropolitana, foram verificados 71 pontos de alagamento em diversas regiões da cidade e em municípios do entorno. Ao todo, 62 árvores caíram e houve seis desabamentos de imóveis, porém sem vítimas.

Na capital mineira, importantes vias de escoamento do tráfego de veículos ficaram inundadas e complicaram o trânsito, sendo que muitos carros foram arrastados pelas enxurradas. A situação só não foi mais caótica por conta do feriado da Proclamação da República, o que reduziu o número de carros circulando no momento mais agudo da tempestade.

Chuva forte provoca alagamentos, destruição e morte em Belo Horizonte

A chuva e a queda de árvores sobre a fiação elétrica também afetaram o fornecimento de energia elétrica em algumas regiões da cidade. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as regiões mais afetadas foram a leste a Pampulha.

Técnicos da companhia trabalham para restabelecer o fornecimento desde a noite de ontem, informou a empresa, que não revelou o número de unidades consumidoras atingidas.

A Defesa Civil de Belo Horizonte revelou que as praticamente todas as regiões da cidade foram atingidas de maneira intensa pelo temporal. O órgão informou ter registrado 47 ocorrências de danos relativos à chuva.

Ao todo, já foram registradas dez mortes em razão da chuva, em todo o Estado de Minas Gerais, nesse novo período chuvoso.