Topo

Bando faz dois reféns em tentativa de assalto a shopping de Porto Alegre

Flávio Ilha

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2013 12h40

A Brigada Militar (BM) isolou no final da manhã desta quinta-feira (17) o shopping Praia de Belas, na região central de Porto Alegre, depois que um bando armado assaltou uma joalheria dentro do prédio e fugiu levando reféns e deixando no local um artefato semelhante a uma bomba.

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública), o Grupo de Ações Táticas Especiais da BM foi chamado para avaliar o objeto deixado pelos bandidos. O dois andares do shopping estão sendo totalmente evacuados pela polícia. Não há previsão de reabertura.

Guarnições do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e dois caminhões do Corpo de Bombeiros estão no local para atender a ocorrência. A subgerente do estabelecimento e o namorado dela, que estava no local, foram levados pelo bando na fuga.

Segundo o delegado Juliano Ferreira, que acompanha o caso, os reféns foram liberados no centro de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A BM informou que o artefato deixado pelos criminosos se assemelha a uma granada.

O delegado informou que o grupo tinha cinco componentes e estava fortemente armado. Os bandidos, segundo as primeiras informações, teriam levado joias do estabelecimento, numa quantidade não revelada. Não houve feridos na ação.

O assalto causou tumulto e assustou os clientes que estavam no local. Os seguranças não sabiam dar informações sobre o que estava ocorrendo no shopping. Em 2010, uma loja da mesma rede havia sido assaltada em outro shopping de Porto Alegre

A subgerente da joalheria foi sequestrada na noite dessa quarta-feira (16), por volta das 22h, junto com seu noivo, pelo bando de criminosos que pretendia assaltar a loja em que ela trabalha. A funcionária relatou à polícia que ficou sob a mira das armas da quadrilha durante 14 horas.  .