Disputado por 11: como está o cavalo Caramelo, símbolo da tragédia no RS

O cavalo Caramelo foi um dos símbolos das inundações no estado do Rio Grande do Sul. Encontrado em cima de uma casa, o animal está em tratamento no hospital veterinário da Ulbra, em Canoas (RS), desde seu resgate em 9 de maio e passa bem.

Como está o cavalo

Caramelo já ganhou 30 kg desde que deu entrada no hospital veterinário da Ulbra, segundo a instituição. A equipe que o acompanha estima que quando ele chegou à instituição estava 50 kg abaixo do peso ideal. Atualmente, ele segue uma dieta à base de ração e feno, além de pastagem.

O cavalo passou por uma revisão odontológica durante a última semana. O procedimento, considerado de rotina, foi feito para identificar os cuidados a serem seguidos com o animal, além de servir para encontrar eventuais problemas que atrapalhem o processo de digestão.

Muitas pessoas já foram lá para reivindicar a propriedade do cavalo. De acordo com a Ulbra, 11 disseram que eram donas do Caramelo.

Um homem identificado como Sérgio Padilha foi um deles, segundo a Rádio Gaúcha. Ele conseguiu identificar algumas marcas do cavalo —a comprovação da propriedade, no entanto, ainda não foi feita. Padilha disse que o cavalo ficava em sua chácara e que era usado para as crianças montarem.

A Ulbra diz que recebeu mais de 3.000 animais para atender durante a tragédia no Rio Grande do Sul. A instituição afirma que os tem devolvido aos donos após alta médica e comprovação de propriedade.

Como foi o resgate

Em meio aos resgates dramáticos de pessoas e animais, vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o resgate do cavalo Caramelo comoveu todo o país. Ele foi visto em cima do telhado de uma casa no bairro Mathias Velho, após ficar cinco dias ilhado.

Continua após a publicidade

O resgate foi feito com a ajuda do Exército e de bombeiros de São Paulo. O animal foi sedado e colocado deitado dentro de um bote em segurança. Veterinários também foram mobilizados para acompanhar a realização do trabalho.

Em razão do tempo que ficou com os movimentos restritos, o cavalo desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos. Sua pata traseira direita foi lesionada. Caramelo também apresentava lesões que foram causadas pelo seu passado, provavelmente, de puxar carroça.

65 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Angela Pinheiro

Ele nao pode ser devolvido. Era maltratado. Virou um simbolo e tem que ser preservado.  

Denunciar

Maria Teresa Saraiva

Fico feliz que Caramelo esteja sob cuidados médicos e passe bem. Todavia, acredito que boa parte da reivindicação da suposta posse esteja associada ao desejo de transformá-lo em "joinhas" e $$$$$ nas mídias sociais. Seu suposto dono pode não ter um certificado de propriedade, mas se considerasse Caramelo com carinho obrigatoriamente teria fotos e vídeos registrando momentos "parte da família". Quase certeza de que Caramelo era apenas mais um "burro de carga". Um viva para a Ultra e para os bombeiros de São Paulo. 

Denunciar

Teobaldo Alberto Wilsmann

ULBRA, trabalho fantástico,  inclusive com as  pessoas desabrigadas. Acolheu milhares de pessoas e animais 

Denunciar