Topo

Cemitérios de Santa Maria fazem 'mutirão' de enterros, e corpos são transferidos

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/01/2013 09h56

Os cemitérios de Santa Maria se preparam para dez vezes mais enterros nesta segunda-feira (28) do que em dias normais por conta da tragédia na boate Kiss que resultou na morte de pelo menos 231 pessoas ontem.

SAIBA MAIS

  • Veja lista com 231 nomes de mortos na boate

  • "Meu filho morreu, meu filho morreu!", diz mãe ao ver nome em lista; veja os depoimentos da tragédia

  • Veja a repercussão internacional da tragédia

Com isso, foi organizado um "mutirão" para sepultar as pessoas. Coroas de flores e caixões estão sendo comprados em outras cidades, e a prefeitura já auxilia na transferência de corpos.

Normalmente, os cemitérios de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, tem, em média, cinco enterros por dia. Para esta segunda, estão programados 50. O número de pessoas que trabalha nos locais foi ampliado de forma emergencial e voluntários também estão sendo utilizados.

A abertura dos cemitérios ocorreu às 7h30, mais cedo que em dias comuns. Desde domingo não há coroas de flores e caixões suficientes, por isso, eles têm vindo de cidades vizinhas.

Famílias pobres que necessitam transferência do corpo das vítimas terão auxílio da prefeitura da Santa Maria, que colocou sua estrutura à disposição para levar os mortos a suas cidades de origem.

E são muitos os que não são naturais de Santa Maria. A festa em que ocorreu a tragédia reunia universitários de vários cursos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A cidade recebe estudantes de várias cidades da região por ser referência em capacitação profissional.

  • 5904
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/01/28/voce-acha-que-as-casas-noturnas-sao-seguras-no-brasil.js

Aos poucos, os corpos estão sendo liberados para voltarem às cidades de origem.

Na tragédia, 231 pessoas morreram, a maioria por asfixia por conta do excesso de fumaça. O incêndio na boate Kiss começou na madrugada de domingo. Segundo a causa mais provável, uma faísca vinda do show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira deu início ao fogo. A casa noturna tinha Plano de Prevenção de Incêndio vencido desde agosto.

Incêndio em boate de Santa Maria (RS)
Veja Álbum de fotos