Topo

Leoa em cativeiro dá à luz três filhotes em zoo de Teresina

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

11/05/2013 16h06

Uma leoa do Parque Zoobotânico de Teresina deu à luz três filhotes, no último dia 4, e surpreendeu os veterinários do zoo. Segundo a administração do zoo, o nascimento dos bebês leão é raro porque a mãe encontra-se em cativeiro e o último nascimento ocorreu há 13 anos.

Mamãe de primeira viagem, a leoa surpreende pelo seu instinto materno, apesar de estar em cativeiro. De acordo com o veterinário Luciano Lucena, é comum que leoas que têm filhotes em cativeiro rejeitem a cria, que morrem. “A maioria acaba morrendo de fome e frio porque foram rejeitados, além disso, até morrem esmagados quando a mãe deita sobre eles.”

A última ninhada nascida no zoo, ocorrida no ano de 2000, não sobreviveu por inexperiência de uma mamãe leoa.

Os filhotes e a nova mamãe do zoobotânico não estão liberados para visitação ainda para evitar estresse dos quatro animais.

“Eles estão aparentemente bem. É fator determinante eles terem sobrevivido nesta primeira semana. Ainda não os examinamos para não estressar a mãe e ela não rejeitá-los. Quando tivermos oportunidade vamos examiná-los e saber o sexo deles”, disse o veterinário

Ele afirmou que por terem sobrevivido na primeira semana após o nascimento, os filhotes não correm risco de morrer pois já estão até aprendendo a andar e logo estarão se alimentando com outros alimentos, além do leite materno.

Segundo a administração do zoobotânico de Teresina com o nascimento dos três filhotes somam-se 20 bebês da espécie nascidos no parque.

A administração do zoo informou que assim que os veterinários descobrirem o sexo dos filhotes de leão vai lançar uma campanha para escolha dos nomes deles próximo ao Dia das Crianças.