Topo

Ciclovia de Pinheiros, fechada após protesto, reabre domingo

Ciclovia do rio Pinheiros, na capital paulista, será reaberta no próxmio domingo (30)  - Luiz Claudio Barbosa/Futura Press
Ciclovia do rio Pinheiros, na capital paulista, será reaberta no próxmio domingo (30) Imagem: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/06/2013 19h24

A ciclovia do rio Pinheiros, que fica ao longo da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) --entre as estações Jurubatuba e Villa-Lobos/Jaguaré--, será reaberta a partir deste domingo (30). A ciclovia estava fechada desde o último dia 18 para manutenção por conta de depredação por conta de alguns usuários dos trens da CPTM.

Segundo a companhia, as equipes de manutenção continuarão os reparos aos danos causados durante o protesto, já que falta repor alguns itens, entre eles, algumas lixeiras e bebedouros, que ainda estão em processo de compra.

A ciclovia tem 21,2 km de extensão, com uma média de 10 mil usuários por semana.

De acordo com a CPTM, equipamentos como gradis de proteção aos ciclistas, placas de sinalização e lixeiras foram arrancados e quebrados. Alguns objetos foram jogados na via e no rio Pinheiros. Os banheiros dos pontos de apoio das estações Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Jardim também foram atingidos.

Os problemas, conforme informou a companhia, começaram às 16h40, quando um trem que trafegava sentido Grajaú apresentou uma falha na estação Morumbi. Os usuários não aguardaram o restabelecimento do sistema e acionaram o botão de emergência, descendo na via.

Às 17h20, o trem foi removido, mas, como havia muitos usuários andando nos trilhos, a circulação de trens passou a ser feita com velocidade reduzida. Com os trens mais lentos e as estações mais lotadas, alguns usuários começaram a depredar as composições.