Topo

Fiéis do Brasil e América Latina enfrentam dificuldades para ver o papa em Aparecida (SP)

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em Aparecida

24/07/2013 12h10

Fiéis de várias partes do Brasil e até da América Latina lotaram a cidade de Aparecida (180 km de São Paulo), onde o papa Francisco celebra missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (24), e enfrentaram dificuldade para ver o pontífice. Eles enfrentaram o frio e a chuva que castigam a cidade desde a noite de terça-feira (23).

Na expectativa de ver o primeiro papa latino americano,  uma família colombiana preferiu ir até Aparecida para fugir da multidão do Rio de Janeiro. Angela Patrícia Guerreira, 29, que chegou ao santuário às 3h desta quarta, não conseguiu entrar na basílica, mas se disse satisfeita por, “mesmo de longe, receber a bênção de Francisco”.

Já Maria José Cardoso, 28, saiu de Sorocaba e levou três horas de carro até Aparecida. Ela chegou ao santuário às 23h de terça-feira. Sem dormir nem comer, a católica não conseguiu entrar na igreja,  mas conseguiu um lugar bem próximo da passagem do papamóvel. "Esta é a primeira vez que terei a oportunidade de ver um papa tão de perto. E fiz questão de vir aqui por se tratar de um papa tão humilde", disse Maria José.

O cadeirante Marcelo André Medeiros, 42, foi em uma caravana de Vitória (ES) “de última hora” e chegou em Aparecida depois de três horas e meia de viagem de ônibus. Ele foi à porta do santuário às 5h e  também não conseguiu entrar na basílica, mas, ainda assim, conseguiu um lugar privilegiado para ele e para a coordenadora da comitiva: na primeira fila da parte externa. "Queria ajoelhar e beijar a mão dele, o que daqui é impossível,  mas o que importa é  conseguir a indulgência com essa visita", disse Marcelo.

Análise: Reinaldo Polito

Com simpatia natural, papa conquista até mesmo antes de falar

O papa chegou a Aparecida de helicóptero por volta de 10h14. A viagem a Aparecida começou de carro, quando Sumo Pontífice chegou às 8h15 na base aérea do Galeão. De lá, decolou em um avião em direção a São José dos Campos (97 km de São Paulo). Às 9h44 partiu de helicóptero em direção à cidade de Aparecida.

Papa reza oração do "Pai Nosso" durante missa em Aparecida


No Santuário, o papa foi recepcionado pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e demais autoridades eclesiásticas. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira receberam o papa no heliponto da cidade.

Às 13h, ele dará a benção à imagem de frei Galvão, no seminário Bom Jesus. Lá, ele almoça com a comitiva papal, bispos e seminaristas do local. Às 16h10, está previsto o retorno de Francisco ao Rio, de helicóptero, com chegada na base aérea do Galeão.

Veja o resumo do 2º dia do papa e da Jornada Mundial da Juventude

Usuários do metrô se revoltam com pane e atrasos no Rio

Usuários do metrô se revoltam com pane e atrasos no Rio

Após pane, usuários se aglomeram fora das estações de metrô

Após pane, usuário se aglomera fora da estação