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Trens depredados hoje no Rio ficarão cinco dias fora de circulação

Passageiro depreda composição de trem na estação Oswaldo Cruz, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), após uma pane que afetou a circulação de trens no local nesta quinta-feira (29). Os passageiros foram obrigados a desembarcar na via e caminhar até a plataforma - Reprodução/Globo
Passageiro depreda composição de trem na estação Oswaldo Cruz, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), após uma pane que afetou a circulação de trens no local nesta quinta-feira (29). Os passageiros foram obrigados a desembarcar na via e caminhar até a plataforma Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 19h16Atualizada em 29/08/2013 20h48

Um problema na rede aérea de energia prejudicou a circulação dos trens suburbanos em dois ramais da SuperVia --empresa que administra os trens na cidade--, na zona norte do Rio de Janeiro, no início da manhã desta quinta-feira (29). Por conta disso, uma composição parou na estação Oswaldo Cruz e os passageiros tiveram que desembarcar na linha férrea. Revoltados, alguns passageiros quebraram vidraças do trem. A Polícia Militar foi acionada. Em nota, a SuperVia informou que seis trens foram avariados e ficarão cinco dias fora de circulação.

Problema nos trens causa tumulto no Rio de Janeiro

"A SuperVia não descarta a hipótese de a ação ter sido causada por atos de terceiros, mas prefere esperar pela conclusão da apuração. Nos últimos dias, foram registrados casos como tiros disparados na direção da rede aérea, depredação de janelas, arremesso de pedras, bastões e outros objetos contra os para-brisas das composições ou em direção à ferrovia, e furto de cabos elétricos", afirma o comunicado.

Segundo a SuperVia, os trens dos ramais Santa Cruz (zona oeste da capital) e Japeri (Baixada Fluminense) operaram com atrasos de 30 a 50 minutos. Diversas estações ficaram lotadas. Ainda de acordo com a concessionária, o problema ocorreu entre as estações de Engenho de Dentro e Oswaldo Cruz, interrompendo a viagem de três composições: duas seguiam de Santa Cruz para a Central do Brasil, e uma seguia de Japeri para a Central.

Leia a íntegra da nota:

"Sobre os problemas ocorridos às 6h20 hoje na circulação de trens no Rio de Janeiro, a SuperVia informa:

1. A comissão interna que apura as causas da queda de mil metros de rede aérea entre as estações Oswaldo Cruz e Engenho de Dentro, interrompendo a viagem de três composições e provocando atraso nos ramais Santa Cruz, Deodoro e Japeri, investigou os dados preliminares da operação e comprovou a regularidade da manutenção preventiva nos trens e na infraestrutura da via férrea. Nesse trecho, houve este ano oito intervenções de manutenção. Os trilhos e cabos de todos os ramais da SuperVia passaram por inspeção minuciosa antes da Jornada Mundial da Juventude, em julho.

2. Diante das características já apuradas, a SuperVia não descarta a hipótese de a ação ter sido causada por atos de terceiros, mas prefere esperar pela conclusão da apuração. Nos últimos dias, foram registrados casos como tiros disparados na direção da rede aérea, depredação de janelas, arremesso de pedras, bastões e outros objetos contra os para-brisas das composições ou em direção à ferrovia, e furto de cabos elétricos.

3. Hoje, alguns passageiros, correndo perigo de serem atropelados pelos trens, ameaçando a vida de maquinistas e impedindo a ação de equipes de resgate, ocuparam as linhas e arremessaram pedras e pedaços de madeira em seis trens, entre os quais estavam o modelo mais novo da frota (um trem chinês) e uma composição modernizada recentemente.

4. Os seis trens avariados, que como toda a frota pertencem ao Estado, ou seja, aos contribuintes e não à SuperVia, foram encaminhados para a oficina. Para se ter ideia do prejuízo causado à população por esses atos de vandalismo de uma minoria, esses trens ficarão fora de circulação durante cinco dias. A SuperVia fez hoje boletim dessa ocorrência na 4ª Delegacia Policial (Central do Brasil).

5. Há três anos a SuperVia realiza junto com o Governo do Estado um programa de reforma e modernização de um sistema que há décadas estava degradado e não recebia investimentos.

a. Comprou e recebeu 30 trens novos. Comprou e vai receber a partir de março do próximo ano outros 80 trens novos. Vinte e cinco trens antigos foram modernizados.
b. Antes, só havia 38 trens com ar condicionado. Hoje, são 90 trens com ar condicionado, quase a metade da frota. Em dois anos, todos os trens terão ar condicionado.
c. Já existe hoje uma oferta adicional de 260 mil lugares por dia. O número de viagens diárias passou de 792 para 825.
d. Foram substituídos nos últimos dois anos 54 quilômetros de trilhos, 60 mil dormentes e 80 quilômetros de cabos de rede aérea.

6. A SuperVia reconhece que ainda há muito a fazer para que os serviços cheguem ao padrão de excelência que tem como meta. O episódio de hoje, entretanto, é uma grande lição e uma advertência. Uma composição continuou circulando, embora mais lentamente, enquanto havia passageiros na via férrea. Isto, definitivamente, não pode acontecer. Pela primeira vez nos defrontamos com a situação em que um maquinista, intimidado e ameaçado por minorias radicais armadas de paus e pedras, não parou o trem, certamente para proteger os passageiros. Isso nos obriga a reforçar os treinamentos dos nossos integrantes, inclusive para também melhorar o atendimento aos passageiros em situações de emergência como a de hoje.."