Topo

Passageiros da TAM desembarcam em São Paulo após turbulência com feridos

Janaina Garcia

Do UOL, em Guarulhos (SP)

02/09/2013 18h04Atualizada em 02/09/2013 20h44

Um grupo de 121 passageiros do voo da TAM que sofreu uma forte turbulência na madrugada desta segunda (2) desembarcou às 17h33 no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo original havia partido de Madri, na Espanha, mas precisou fazer um pouso de emergência em Fortaleza para o atendimento de 15 pessoas que ficaram feridas diurante a turbulência --12 passageiros e três tripulantes.

Em nota, a companhia aérea informou que, dos 15 feridos, duas são passageiras --uma colombiana e uma peruana-- que continuam internadas em uma emergência pública da capital cearense.

As causas do incidente, prosseguiu a nota, estão sendo apuradas. "A aeronave, um Airbus A330, foi entregue pela a fabricante à TAM em outubro de 2005. Como toda a frota da companhia em operação --uma das mais jovens do mundo--, está em perfeita condição de voo e cumprindo todos os requisitos de segurança", informa trecho da nota.

Ainda de acordo com o comunicado, parte dos 168 passageiros que enfrentaram a forte turbulência tinha como destino final Fortaleza e, por isso, não embarcou no voo JJ9362, com destino a Guarulhos. Outros foram reacomodados ainda de manhã em voos da companhia e seguiram para seus locais de destino.

Feridos

Segundo o IJF (Instituto José Frota), em Fortaleza, a colombiana Tatiana Indira Velandia teve fratura na coluna e uma luxação no cotovelo. Ela passou por exames e por uma avaliação médica e seria transferida ainda hoje a um hospital particular.

O IJF não soube informar se a colombiana precisará passar por cirurgia. A avaliação deverá ser feita por médicos da nova unidade. A Embaixada da Colômbia no Brasil informou que Velandia está recebendo a assistência consular necessária, mas não informou a gravidade do estado de saúde dela.

Já a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier fez uma tomografia que não constatou nenhuma fratura. Ela permanecerá no IJF em observação e também seria transferida, já que ainda se queixa de dores cervicais. 

Na nota entregue aos jornalistas no desembarque em Guarulhos, a assessoria de imprensa da TAM informou que está prestando "toda a assistência necessária a passageiros e funcionários da empresa."