Topo

Após turbulência com feridos, voo da TAM deixa Fortaleza rumo a Guarulhos

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 14h00Atualizada em 02/09/2013 16h05

O voo da TAM que passou por uma intensa turbulência e precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza na madrugada desta segunda-feira (2) deixou a capital cearense às 14h50 com 121 passageiros à bordo.

Segundo o escritório local da Infraero (estatal que administra os aeroportos públicos), o voo que originalmente vinha de Madri, na Espanha, partiu de Fortaleza com novo prefixo --9362, em vez do 8065—em direção a Guarulhos, em São Paulo. A previsão é que a viagem dure três horas e meia.

Nem todos os passageiros que passaram pela turbulência decidiram embarcar para São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da TAM, algumas pessoas que já tinham como destino o Nordeste decidiram permanecer em Fortaleza, além das duas passageiras que seguem internadas.

O avião --com 168 passageiros e 16 tripulantes-- havia feito um pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza após passar por uma intensa turbulência. Ao todo, como confirmou a TAM, 12 passageiros e três tripulantes ficaram feridos. 

O voo JJ 8065 deixado Madri às 23h10 (horário local) com destino a Guarulhos, onde deveria chegar às 4h55. Durante o trajeto, foi informado que a aeronave, um Airbus A330, teria de fazer um pouso técnico, o que ocorreu à 1h43.

O modelo é semelhante ao da aeronave do voo AF 447, da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

Dos passageiros feridos, nove foram encaminhados para o IJF (Instituto José Frota) --maior posto público de saúde de atendimento de emergência de Fortaleza. Outros passageiros foram levados para hospitais particulares, segundo informou a Infraero. 

O IJF informou que sete pacientes que precisaram ser internados já foram liberados, e que dois seguem internados --a colombiana Tatiana Indira Velandia e a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier.

Tanto a colombiana quanto a peruana sofreram trauma cervical e fizeram raio-x e tomografia durante a manhã. O hospital informou que elas estão conscientes e que o quadro de ambas é considerado estável.

Em nota, a TAM confirmou que o pouso ocorreu por conta de "uma turbulência que provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes." A empresa não informou o número de passageiros e tripulantes no voo.

Relembre o acidente da TAM

  • Arte/UOL

    Infográfico mostra como ocorreu o acidente do voo JJ-3054 da TAM

"A aeronave aterrissou em segurança, e os feridos foram encaminhados para atendimento médico. Todos já foram liberados, com exceção de dois passageiros que permaneciam em observação no hospital para exames complementares. A companhia lamenta o ocorrido e está prestando a assistência necessária a seus passageiros e funcionários", informou. 

* Com reportagem de Carlos Madeiro, em Maceió