Topo

Paralisações de ônibus afetam ao menos 170 mil pessoas na Grande São Paulo

Ônibus ficaram retidos na garagem da Viação Pirajuçara, nesta terça pela manhã, em Embu das Artes (SP) - Reprodução/TV Globo
Ônibus ficaram retidos na garagem da Viação Pirajuçara, nesta terça pela manhã, em Embu das Artes (SP) Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

08/10/2013 09h47Atualizada em 08/10/2013 10h14

Duas paralisações de ônibus afetam os usuários do transporte público na Grande São Paulo na manhã desta terça-feira (8). A viação Pirajuçara, que opera 31 linhas intermunicipais, e a viação Atual, que circula em Guarulhos, estão paradas desde a madrugada. 

Cerca de 170 mil pessoas foram afetadas pela paralisação de motoristas e cobradores da viação Pirajuçara, segundo informou a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

A viação opera linhas intermunicipais da Grande São Paulo e atua nas regiões de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes e São Paulo.

Segundo a EMTU, o consórcio Intervias, responsável pelas empresas de transporte na região, remanejou ônibus das viações Raposo Tavares e Miracatiba para atender as linhas paralisadas de maior movimento. Também foi pedido que linhas com trajetos similares aumentem a oferta de viagens para minimizar os transtornos. 

Em Guarulhos, são oito as linhas afetadas pela paralisação da viação Atual, mas a EMTU não informou o número de pessoas prejudicadas.

De acordo com o portal da Band, os funcionários da viação Atual pedem aumento salarial e motoristas e cobradores da viação Pirajuçara reivindicam melhores condições de trabalho.

Ainda segundo a Band, funcionários bloquearam a entrada da viação Pirajuçara, na cidade de Embu das Artes, por volta das 4h30, impedindo a saída dos ônibus da garagem da empresa.