Topo

Avenida Paulista tem velocidade reduzida para 50 km/h; CET quer reduções em outras vias

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 06h00

Após reduções em 14 vias da região central de São Paulo, a velocidade máxima na avenida Paulista também será alterada a partir desta segunda-feira (28). O limite, que antes era de 60 km/h, passa a ser de 50 km/h. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estuda ainda expandir a medida para outras vias da capital paulista.

"Todas as vias que, assim como a Paulista, necessitem do compartilhamento dos vários meios de transporte certamente também passarão por mudanças", afirma o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite, que não adiantou qual será a próxima via a ter a velocidade reduzida, mas que citou uma relação de possibilidades, entre elas as avenidas Doutor Arnaldo, Heitor Penteado, Vergueiro, Domingo de Morais e Jabaquara.

Ainda que a medida passe a valer já a partir de hoje, os motoristas que excederem o novo limite só estarão sujeitos a multas após o período educativo "de uma a duas semanas". "Esse tempo será para orientar a mudança, com banners, agentes de trânsito, placas", afirma Leite. Sobre multas ele afirmou: "Valer vai valer sempre. E todo aquele motorista que cometer qualquer infração de trânsito tem de ser autuado. O que fazemos é potencializar a educação para que isso não aconteça".

A redução de 10 km/h na velocidade máxima de uma das principais via de São Paulo, segundo Leite, será feita para garantir a convivência pacífica entre os diferentes meios de transportes. "A nova gestão da capital paulista tem investido fortemente em meios modais alternativos aos carros, tais como o ônibus e a bicicleta. E a redução das vias é uma adequação para que todas essas modalidades possam conviver sem gerar riscos umas às outras."

  • Arte UOL

Leite ressalta ainda a importância da medida para a melhoria da segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário --pedestres e ciclistas--, assim como para a redução de acidentes e atropelamentos na área. "Essa é uma região com grandes índices de acidentes", aponta ele. Em 2012, de acordo com a CET, a via foi palco de 106 acidentes, sendo 32 atropelamentos. Dos 74 acidentes restantes, dois foram com bicicletas. Ao todo, três pessoas morreram e outras 122  ficaram feridas.

A nova velocidade, como apontou o diretor da CET, potencializa a segurança e garante o escoamento na via. "Aos 50 km/h, o veículo anda bem, a motocicletas andam bem, assim como os pedestres e os ciclistas andam bem." E Leite descarta ainda que a mudança possa contribuir com o aumento do trânsito na região, que normalmente já é bastante complicado, principalmente nos horários de pico.

"A avenida tem 2.600 metros de extensão. A redução de 10 km/h representa cerca de 30 segundos a mais no tempo em que o motorista levaria para percorrer a via livre", apontou ele, que relatou que o limite de velocidade em horários de bastante movimentação não faz muita diferença, já que a velocidade média nesses períodos acaba sendo bem inferior aos 50 km/h.

A avenida Paulista teve o limite reduzido de 70 km/h para 60 km/h em julho de 2011, dentro do programa de padronização dos limites adotado pela gestão de Gilberto Kassab (PSD) para aumentar a segurança do trânsito. A nova redução foi anunciada, em setembro deste ano, pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que disse que o limite antigo não era "razoável".