Topo

Chuva derruba árvore e muro no Rio e afunda rua na serra fluminense

Do UOL, no Rio

26/11/2013 12h20

A chuva forte que cai no Estado do Rio de Janeiro provocou estragos nesta terça-feira (26) em dois bairros da capital fluminense. Na estrada da Gávea, na zona sul, uma árvore caiu e atingiu um ônibus na altura do número 436, o que demandou a interdição da via nos dois sentidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há informações sobre vítimas.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a queda da árvore ocorreu nas proximidades da rua São Leobaldo. O trânsito está sendo desviado para a rua Marquês de São Vicente e para a Autoestrada Lagoa-Barra. Equipes da CET-Rio, dos Bombeiros e da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) ainda estavam no local às 12h.

Já em Laranjeiras, também na zona sul, um deslizamento provocou a queda de um muro na rua Belisário Távora, o que também interditou a via. Carros que estavam estacionados foram atingidos pelos blocos de concreto. O Corpo de Bombeiros enviou para o local militares do quartel do Catete, mas não houve registro de feridos.

Em Petrópolis, na região serrana do Rio, a chuva provocou o afundamento total de uma rua no bairro Alto da Serra. A via foi parcialmente bloqueada pela Defesa Civil Municipal. Também não houve feridos.

Na segunda-feira (25), o rio Quitadinha entrou em alerta máximo em razão da possibilidade de transbordamento. Durante a madrugada, no entanto, a situação se normalizou, segundo o sistema de alerta de cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Ainda de acordo com o órgão, nas últimas 24 horas, choveu mais de 100 mm na região central de Petrópolis.

Na capital, o Alerta Rio registrou chuvas de cerca de 15 mm em Laranjeiras, Sepetiba, Jardim Botânico, Copacabana e Santa Teresa.

Segundo previsão da Somar Meteorologia, o tempo permanece instável em todo o Rio de Janeiro no decorrer do dia e ainda há risco de chuva forte nesta terça.

"Há risco de temporais acompanhados de muitas trovoadas além de elevados acumulados de chuva principalmente na região litorânea, além das cidades próximas ao Espírito Santo", afirmou a meteorologista Nadiara Pereira.

A chuva deve começar a perder força a partir desta quarta-feira (27). De acordo com os meteorologistas da Somar, ainda devem ocorrer pancadas com intensidade moderada sobre o norte do Estado, mas as precipitações serão isoladas e com acumulados baixos nas demais regiões.

Como ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece, segundo a Somar, a temperatura deve voltar a subir gradativamente e pode chegar aos 28°C no Rio.