Topo

Envolvidos serão punidos, diz chefe do Denarc sobre suposta ligação de policiais com tráfico na cracolândia

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 11h09Atualizada em 24/01/2014 12h36

A diretora do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), Elaine Biasoli, afirmou nesta sexta-feira (24), em entrevista à rádio CBN, que policiais civis envolvidos com o tráfico de drogas serão responsabilizados. "Com certeza, se tiver alguém envolvido, eles vão ser punidos", declarou.

Reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" afirma que a Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investiga se o tráfico na região da cracolândia, na área central da capital paulista, é comandado por dois policiais civis, um deles do Denarc

Na manhã desta sexta, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou que a Corregedoria apura a participação de policiais civis no tráfico de drogas na região.

SP: usuários de drogas são agredidos por policiais na cracolândia

Biasoli afirmou que desconhecia a investigação. "Fique sabendo desse possível, suposto envolvimento por meio da imprensa. De pronto, comuniquei a Corregedoria para saber se há algum procedimento", disse.

Ela confirmou que uma equipe da Corregedoria acompanhava a operação da Polícia Civil que gerou confusão na cracolândia na tarde desta quinta-feira (23).

Operação na cracolândia

 
Na tarde de quinta-feira, um confronto entre usuários de drogas e policiais civis terminou com ao menos três feridos e cerca de 30 pessoas detidas na região da cracolândia.
 
De acordo com o Denarc, policiais civis, em um carro descaracterizado e à paisana, foram à cracolândia para prender um traficante, mas foram recebidos com violência. "Os policiais foram recebidos a pauladas, quebraram a viatura, feriram o policial, e aí foi pedido reforço", disse a diretora do departamento.
 
O reforço teve oito viaturas da Polícia Civil e 24 policiais. Eles portavam armamentos antimotim, como bombas de efeito moral. 
 
Ao menos três usuários de drogas ficaram feridos. Eles denunciam que a polícia usou balas de borracha. O Denarc nega que tenha usado esse tipo de armamento.
 
As pessoas detidas foram levadas para a sede do Denarc. A maioria foi liberada após prestar depoimento. Três homens, que já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas, e uma mulher, sem antecedentes criminais, foram autuados em flagrante, segundo a SSP.
 
 
O prefeito Fernando Haddad (PT) classificou a ação como "lamentável". A prefeitura diz não ter sido avisada da ação e que a operação pode comprometer a Operação Braços Abertos, lançada no último dia 14 para atender a dependentes químicos do centro paulistano
 
"A prefeitura repudia esse tipo de intervenção, que fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química", diz o comunicado. 
 
A diretora do Denarc explicou que a investida da polícia não foi comunicada à prefeitura e nem à Polícia Militar --que tem um posto na área-- por se tratar de uma "ação penal pública incondicional". Ela também disse que não conversou com o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella."Foi uma ação dentro da legalidade", disse Elaine. (Com Agência Brasil)