Topo

Família busca homem que desapareceu após chuva forte no norte gaúcho

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

30/06/2014 18h19

A chuva forte que atingiu cidades da região Norte do Rio Grande do Sul  provocou prejuízos materiais que ainda estão sendo contabilizados. Entretanto, o dano maior acometeu a família Silva, de Jacutinga (386 km de Porto Alegre), pequena cidade de 3,7 mil habitantes, quase na divisa com Santa Catarina. 

Era noite da última sexta-feira (27) quando os irmãos Anderson, 20, e Rafael, 24, deram falta do mais velho, José Lindomar, 40. Órfãos de pai e mãe, eles tinham o primogênito como seu responsável. 

Trabalhando ultimamente com o tio no corte de lenha, Lindomar não se importou com a chuva forte que caia na sexta à noite e foi até uma propriedade vizinha. Mas não retornou mais para casa. 

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, os Silva residem próximo ao rio Jacutinga, que dá nome ao município. Naquela noite, o rio chegou perto de transbordar seu leito - que no local deve medir quatro metros de profundidade -, ficando a poucos centímetros de cobrir a ponte que o cruza, perto da casa de Lindomar.

"Tava escuro. A ponte fica a uns 50 metros da casa deles. Pra mim ele se perdeu e caiu", afirma o tio, João Carlos dos Santos.

No sábado as buscas começaram. Amigos, parentes e vizinhos têm ajudado na procura, mas apenas uma pista do provável paradeiro de Lindomar foi encontrada: um chinelo.

"É igual ao que ele usava. Encontraram perto de uma árvore, na descida do rio", conta Anderson, o irmão mais novo.

Atordoados com os acontecimentos, os irmãos estão abrigados na casa de parentes. Durante o dia, saem à procura de Lindomar, busca que ganhou reforço da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que conta, inclusive, com mergulhadores à disposição.

"A gente tá ajudando. Já caminhamos por tudo aí, mas nada ainda", lamenta Anderson.

"Aquele dia o rio estava bem alto e violento. Mais abaixo ele desemboca no rio Erechim e, depois, no rio Uruguai", lembra o coordenador municipal da Defesa Civil e secretário de Administração de Jacutinga, Dimas Tortelli.

Segundo ele, apesar de a chuva ter gerado muito transtorno no município - ele estima que tenha caído cerca de 500 milímetros de precipitação - apenas cinco famílias tiveram que deixar suas casas. "Temos problemas em estradas, pontes, boeiros. Lavouras que foram perdidas. Mas o pior é o que está acontecendo com esses rapazes."

As buscas por José Lindomar serão interrompidas na noite desta segunda, para serem retomadas na manhã de terça.