Topo

Por causa de filha, Justiça concede prisão domiciliar à 'xerifa da Rocinha'

Do UOL, no Rio

10/07/2014 14h46

Mulher do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, Danúbia de Souza Rangel conseguiu na Justiça o direito de cumprir prisão domiciliar em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A decisão é do desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A "xerifa da Rocinha" será monitorada por equipamento eletrônico depois que deixar a prisão.

De acordo com a decisão, publicada no último dia 2, o desembargador entende que não há indícios de que, em liberdade, Danúbia colocaria em risco a ordem pública ou a "aplicação da lei penal". Além disso, a decisão frisa que "o direito à convivência familiar é constitucional", já que Danúbia tem uma filha de quatro anos, fruto de seu relacionamento com o ex-chefe do tráfico na favela da Rocinha.

Para Darlan, de acordo com avaliação médico-psiquiátrica, a menina vem sofrendo com vários transtornos por causa da ausência da mãe e deixou de frequentar a escola na qual estava matriculada, no Mato Grosso do Sul.

Danúbia está presa no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oeste do Rio, desde abril deste ano. Na ocasião, escutas telefônicas revelaram que a função de Danúbia era repassar as orientações do chefe do bando, vindas da prisão, para os demais membros da quadrilha na comunidade.

Na mesma operação, desencadeada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF (DRE), cinco policiais militares lotados na Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha também foram presos. O grupo da Rocinha teria ligações com o traficante Marcelo Santos das Dores, o Menor P, chefe do tráfico de drogas no Complexo da Maré capturado em março.