Topo

GCM de Palmas apreende caminhões que faziam descarte ilegal de entulho

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 20h21

A equipe de Fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas apreendeu, na tarde desta quinta-feira (30), quatro caminhões de disque-entulho de duas empresas da capital.

Os veículos faziam o descarte de entulhos misturado com material biodegradável, o que é proibido por lei, em uma área destinada ao descarte, como é o caso da chácara Auto Bonito, próxima ao Córrego Água Fria.

As empresas Dellatorre e Planeta Entulhos foram notificadas e autuadas por crime de poluição com resíduos de qualquer natureza e multadas, respectivamente, em R$ 45 mil por ser reincidente e R$ 15 mil.

A empresa MB Comércio de Móveis Ltda foi notificada por não ter a autorização para realizar o descarte de entulhos de construção civil.

Nos caminhões, oito contêineres estavam cobertos com material biodegradável como pneus, plásticos, lixo comercial, lixo automotivo e cocos da praia.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana Cruz, informou que é necessária autorização para o descarte de entulhos da construção civil. "Estamos apreendendo os veículos e esperamos que as empresas se adequem à lei", disse.

Os veículos foram conduzidos para a sede da guarda e estão à disposição da Justiça.