Topo

Médico chama Recife de 'terra de m...' e se recusa a dar palestra

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

05/11/2014 18h46

Um médico teve a sua palestra cancelada do 61º Congresso Brasileiro de Anestesiologia após publicar, em seu Facebook, que se recusaria a ir à sede do evento, no Recife, por ser uma “terra de merda”.

O Congresso está marcado para ocorrer na capital pernambucana entre os dias 14 e 18 de novembro. O médico gaúcho Fernando Squeff Nora havia sido convidado pela organização, mas declinou  do convite alegando à organização "problemas pessoais". Em 2004 e 2005, o profissional foi presidente da Sociedade Gaúcha de Anestesiologia.

Um dia após a reeleição de Dilma Rousseff (PT), o médico publicou --no dia 27 de outubro-- em seu Facebook o motivo da desistência. “Comunico que estou agradecendo o convite para palestrar em RECIFE no CBA deste ano, mas não vai dar. Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!”, disse.

A postagem veio em meio a várias outras de críticas à vitória da petista e de apoio ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). Nesta quarta-feira (5), a conta do médico estava fora do ar.

Extrema indignação

Por meio de nota, a organização do congresso informou que recebeu a postagem com "extrema indignação" e a classificou como de "preconceito inaceitável” e que “não condiz com a postura que se espera de um profissional".

A nota também foi assinada pela Sociedade de Anestesiologistas do Estado de Pernambuco e pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco, que organizam o evento.

“Reconhecemos seu direito de não querer participar do CBA, afinal essa é uma decisão de foro íntimo. Mas repudiamos a maneira preconceituosa como o senhor tratou a população do nosso Estado, que inclui toda a categoria médica pernambucana”, informou.

A organização do evento informou que o congresso é um evento "científico, apartidário, democrático e que tem como objetivo promover a união e o congraçamento entre todos os anestesiologistas."

"Temos convicção de que suas declarações contra Pernambuco, não refletem a opinião da maioria esmagadora dos anestesistas do nosso País. Reafirmamos o espírito plural e fraterno com que estamos nos preparando para receber os colegas congressistas de todas as regiões do Brasil. Espírito esse que é uma marca registrada de todos os encontros de anestesistas e também do povo pernambucano”, finalizou a nota.

O UOL tentou durante esta quarta-feira (5) contato com o médico Fernando Squeff Nora, mas suas contas nas redes sociais foram apagadas. O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul informou que não poderia dar o número de telefone do profissional. Ele também não foi localizado em seu consultório, em Porto Alegre.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério Público Federal e com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Pernambuco, mas ambos afirmaram que não tinham recebido qualquer queixa ou notificação oficial sobre a postagem.