Topo

"Falha grave" provocou choque de trens em estação no Rio, diz secretário

Do UOL, no Rio

06/01/2015 08h33Atualizada em 06/01/2015 14h07

O novo secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório (PMDB), afirmou não ter dúvida de que uma "falha grave" provocou o choque de trens em uma estação na Baixada Fluminense, na noite de ontem (5), deixando mais de 220 pessoas feridas, todas sem gravidade.

Osório disse que a causa do acidente ainda está sendo apurada pela agência reguladora de transportes do Rio, a Agetransp. Os trens do ramal Japeri, sentido Central do Brasil, voltaram a funcionar às 3h57 desta terça, após a retirada dos vagões que se chocaram na estação Presidente Juscelino, em Mesquita.

"Não há dúvida que houve uma falha grave que ocasionou este acidente. Uma composição parada foi abalroada por outra que vinha na mesma direção em movimento. Terminado agora, neste momento, o atendimento às vítimas, a nossa prioridade passa a ser apurar rigorosamente as causas do acidente, identificar os problemas e punir aqueles responsáveis por isso", declarou o secretário em  entrevista à "Globo News".

Osório informou que o maquinista do trem que bateu na composição parada não sofreu nenhuma lesão grave e vai auxiliar as equipes a esclarecer o acidente. "Ele será uma peça-chave no processo", afirmou.

O secretário também afirmou em entrevista ao "Bom Dia Rio", na TV Globo, que a SuperVia, que opera o sistema, será multada pelo acidente. "Técnicos da Agetransp foram ao local para recolher materiais e investigar de forma independente o que aconteceu", disse.

Em nota, a Agetransp afirmou que apuração das causas do acidente prossegue. "O objetivo é identificar as causas da falha operacional e as medidas a serem adotadas para evitar que acidentes voltem a ocorrer."

Em comunicado, a SuperVia informou que continua acompanhando os feridos no acidente. Ao todo, o acidente deixou pelo menos 229 pessoas feridas, das quais 128 foram levadas para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.

Apenas sete pessoas --cinco homens e duas mulheres-- continuam hospitalizadas por conta de ferimentos provocados pela colisão. Elas estão no Hospital da Posse, em situação estável, de acordo com a assessoria da unidade.

Outras 71 vítimas foram atendidas em unidades da rede estadual, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Todas já receberam alta. A unidade que recebeu o maior número de pacientes foi a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Mesquita, na Baixada Fluminense. Passaram pelo local 30 pessoas --15 mulheres e 15 homens.

O acidente

De acordo com a Supervia, um trem que seguia da Central do Brasil para Japeri bateu na traseira de outra composição, que se encontrava parada na estação.

O atendimento inicial às vítimas foi feito pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer). Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região.

O perfil do Twitter da Supervia informou que o mau tempo prejudicou o fornecimento de energia na linha do ramal e o sistema de sinalização foi afetado.

Segundo Hélcio Ramalho, passageiro do trem que estava em movimento, a composição já havia apresentando problemas. "O trem estava muito lento, parando muito". O passageiro afirmou que a luz do trem apagou após o choque. "Houve um desespero danado, quem conseguiu se levantou", disse em entrevista ao canal "Globo News".

Após batida, homem fica embaixo de vagão