Arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha é o novo presidente da CNBB
O arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, foi eleito, nesta segunda (20), presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O novo presidente terá mandato de quatro anos e foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição; ele recebeu 215 votos, sendo que 196 eram necessários para a vitória.
Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis.
No processo de eleições, iniciado hoje, serão escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais da CNBB. As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (24), em Aparecida (SP).
Histórico
O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.
Dom Sérgio Rocha, que tem como lema episcopal a frase “tudo na caridade”, foi nomeado bispo pelo papa João Paulo 2º, em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE). Em janeiro de 2007, o papa Bento 16 nomeou-o arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Mais tarde, em 2011, Bento 16 tornou-o arcebispo metropolitano de Brasília.
Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas (SP).
O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. (Com Agência Brasil e CNBB)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.