Topo

Morre idosa que teve perna amputada ao descer de ônibus no DF

Altina Bento de França teve a perna amputada após desembarcar de ônibus e morreu nesta terça-feira (30) - Arquivo pessoal
Altina Bento de França teve a perna amputada após desembarcar de ônibus e morreu nesta terça-feira (30) Imagem: Arquivo pessoal

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

01/07/2015 10h38

Morreu nesta terça-feira (30) a servidora pública que teve a perna direita amputada após ser atropelada ao desembarcar de um ônibus na praça do Buriti, na região central de Brasília (DF). Segundo familiares, ela passou mal na última sexta-feira (26) e voltou a ser internada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com falta de ar. A Secretaria de Saúde informa que o motivo da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Altina Bento de França da Silva, 64, trabalhava na Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), tinha três filhos e era casada. No dia 1° de junho deste ano, a idosa, que morava na Ceilândia, desceu do ônibus que fazia o itinerário Ceilândia Oeste - Rodoviária do Plano Piloto pela porta do meio, exclusiva para cadeirantes, quando o motorista arrancou com o veículo, causando o atropelamento.

A filha de Altina conta que a família está em choque. A idosa estava animada por receber alta e fazia planos para comprar uma prótese e voltar ao trabalho. “Ela já estava se recuperando e era muito forte. É uma perda imensurável”, diz Isabel Cristina, 35.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a idosa foi atendida assim que deu entrada no hospital. Fez exames de radiografia e laboratoriais e foi assistida na sala vermelha, que é uma unidade atendimento semi-intensivo do HRC.

Falta de assistência

A família pensa em entrar na Justiça contra a empresa de ônibus São José. Segundo Isabel, a autarquia entrou em contato apenas uma vez e não prestou nenhum tipo de assistência. “Queremos justiça. Vamos esperar o resultado da necropsia para procurarmos nossos direitos. O motorista também não se manifestou. É um descaso”, disse Isabel.

Já a empresa enfatiza que a família foi procurada e que toda a assistência necessária foi atendida.

O velório da idosa será realizado hoje (1º) na Capela Ecumênica do Cemitério de Taguatinga a partir das 12h30. O sepultamento ocorrerá às 14h30.